O Tempo dos Videntes | Por Thomas Castellini

Com cálculos de modelos e previsões incertas, os governantes e os seus conselheiros estão a manter o pânico.

Chegou um momento em que as pessoas aparecem no palco de eventos mundiais, grandes e pequenos, que podem prever certos eventos graças a capacidades milagrosas. Estes são políticos que governam, e peritos que prevêem para os governantes, mas também para o povo comum. Tal como com a lotaria, o seguinte aplica-se às suas previsões: Toda a informação é sem garantia. Ou como com os medicamentos: Para riscos e efeitos secundários, consulte o seu governo ou o seu virologista.

Impressionados e também abalados, ficamos impressionados e chocados ao ver que a previsão feita no Verão de que uma “segunda vaga” está a chegar é de facto verdadeira. Em Outubro de 2019, o Fórum Económico Mundial (WEF), a Fundação Bill & Melinda Gates e o Johns Hopkins Center for Health Security chegaram mesmo a simular o surto de uma pandemia com uma previsão admirável (1).

Agora apareceram novos visionários. Não são da manhã, mas do Sarre e desenvolveram um “simulador online” que – “livremente disponível e fácil de usar” – prevê a próxima hora “com base nos dados actualmente disponíveis”. RTL.de já simulou um pouco e a 3 de Novembro de 2020, sob o título “Corona simulator shows”: A previsão para a Alemanha é sombria” como se segue (2):

“Seleciona-se simplesmente um estado federal ou a Alemanha como um todo e fixa-se uma data até à qual o desenvolvimento deve ser mostrado. Também se pode determinar que categorias os gráficos devem mostrar e mostrar valores adicionais como o número de reprodução.

Por exemplo, se entrar a 30 de Outubro para a Alemanha, pode ver que as 19.200 novas infecções por dia até ao Natal calculadas pela Chanceler Angela Merkel são mais do que realistas. De acordo com o simulador, a Alemanha atingirá este número dentro de cerca de duas semanas.

Simulações aterradoras

“O número de pacientes tratados no hospital aumentará portanto de cerca de 2.400 para pouco menos de 6.400, dos quais cerca de 1.200 estarão em unidades de cuidados intensivos, 760 serão ventilados artificialmente. Inicialmente, isto não terá um grande impacto nos números da morte: O modelo prevê 29 mortes de Covid-19 a 30 de Outubro.

Alguns podem dizer que o país pode lidar com isto, mas se as contramedidas que foram agora adoptadas não funcionarem, isto pode mudar muito rapidamente.

Vai. Porque apenas…

“Duas semanas mais tarde, já há mais de 57.000 novas infecções e cerca de 18.500 pacientes Covid-19 são tratados no hospital, mais de 3.400 requerem cuidados intensivos, e cerca de 2.000 requerem respiração artificial. E o número de mortes por dia aumenta para 84”.

Depois, pelo menos, há restrições:

“Estes são números assustadores, mas esta é uma simulação que pressupõe que a pandemia na Alemanha irá continuar sem diminuir”.

E acrescentada:

“O modelo torna-se menos preciso à medida que olhamos mais à frente”.

Um fenómeno anteriormente desconhecido.

“A partir de 24 de Dezembro, apresenta quase 700.000 novas infecções e cerca de 1.500 mortes”.

Como disse Ursula von der Leyen: “O Natal será um Natal diferente este ano” (3).

Cálculos maravilhosos

Mas de volta a Saarland e RTL:

“‘Neste momento são sobretudo os mais jovens que estão infectados’, diz o director de investigação Thomas Lehr. O número de doentes nos hospitais e unidades de cuidados intensivos é correspondentemente baixo. Contudo, em duas a três semanas esperamos um aumento de sete vezes nos cuidados médicos intensivos necessários em comparação com o Verão e assumimos que haverá 200.000 doentes Covid-19, isto é, casos activos, na Alemanha, se as taxas de infecção se mantiverem como estão actualmente. Depois haverá também uma mistura mais forte com grupos populacionais mais velhos.

O número de mortes já está a aumentar a um ritmo alarmante”, disse Lehr. “Pode aumentar acentuadamente com um atraso de várias semanas, uma vez que um quinto dos doentes de cuidados intensivos Covid-19 ainda está a morrer. Muito depende de quantas pessoas mais velhas com mais de 60 anos de idade ficarem infectadas nas próximas semanas. Contudo, provavelmente a maior fraqueza do modelo é que ainda não é capaz de prever as estruturas etárias futuras de novas infecções”.

O chefe do estudo conclui:

“Estamos muito satisfeitos com a precisão com que os nossos cálculos podem prever o desenvolvimento real”.

Nem todos partilham esta avaliação, especialmente quando uma pequena pesquisa revela que “os investigadores do Centro Helmholtz de Investigação de Infecções (HZI) em Braunschweig e a sua localização em Saarbrücken, o Instituto Helmholtz de Investigação Farmacêutica de Saarland (HIPS), juntamente com a Evotec, uma empresa líder na descoberta e desenvolvimento de medicamentos, procuram especificamente novos agentes eficazes para o tratamento da tuberculose (TB) e malária. A Fundação Bill & Melinda Gates (BMGF) está a financiar o projecto recentemente lançado de 2020 a 2022 com um total de 2,3 milhões de euros. Durante os próximos três anos, um total de cerca de dez cientistas e técnicos irão trabalhar no desenvolvimento de novas substâncias activas contra a tuberculose e a malária nas instalações de Saarbrücken, bem como em Braunschweig e em Evotec-Lyon” (4).

Auxiliares de visão influentes

Pode ler sobre isso na Wikipedia:

“O Instituto Helmholtz de Investigação Farmacêutica do Sarre (HIPS) é uma instituição de investigação não universitária, que foi fundada em 2009 através da conclusão de um acordo de cooperação entre o Centro Helmholtz de Investigação de Infecções (HZI) e a Universidade do Sarre (UdS)” (5).

E, no mesmo ano, o Serviço de Informação Científica informou

“Há três anos, o Instituto Fraunhofer de Engenharia Biomédica (IBMT) recebeu um projecto da Fundação Bill & Melinda Gates para estabelecer um biobank exemplar do VIH para o desenvolvimento de vacinas contra a SIDA (Collaboration for AIDS Vaccine Discovery – CAVD). O facto de o projecto ter chegado à Alemanha e Saarland foi sem dúvida o resultado do financiamento contínuo do governo estatal, da Fraunhofer-Gesellschaft e dos desenvolvimentos inovadores da criotecnologia no Fraunhofer IBMT.

Saarland aloja agora o que é provavelmente o mais moderno biobank do mundo, com identificação electrónica das amostras, chips de memória de baixa temperatura em cada tubo de amostra e um elevado grau de automatização. Em 31 de Julho de 2009 o projecto (…) foi concluído com sucesso em todos os aspectos. Numa etapa final este ano, o biobank com os seus laboratórios afiliados foi certificado de acordo com as directivas europeias e americanas GCLP (Boas Práticas Laboratoriais Clínicas).

Imediatamente após a conclusão do projecto, o Sarre e o IBMT foram premiados com um segundo projecto, no qual se pretende promover a expansão do banco de investigação e a sua rede internacional e criar urgentemente sistemas de automatização laboratorial, que irão acelerar o desenvolvimento de vacinas. O orçamento total para o projecto de dois anos é de 5 milhões de dólares americanos, dos quais a Fundação Gates com os seus grupos de investigação afiliados contribuirá com 3,2 milhões, o Saarland com 0,5 milhões e a Fraunhofer-Gesellschaft com 1,3 milhões de dólares americanos” (6).

É claro que nada disto significa nada. É claro que sim.

Precaução espantosa

E noutra reportagem sobre o “simulador online” na revista online Business Insider, o gestor de projectos Fehr considera quase impossível que o “bloqueio” termine a 30 de Novembro, pois o período de um mês é demasiado curto e “em Dezembro poderá mesmo haver duas vezes mais pessoas infectadas em unidades de cuidados intensivos do que no ponto mais alto da primeira vaga corona” (7).

Em meados de Setembro, a revista ARD matinal relatou sobre a Administradora Distrital de Bad Kreuznach, Bettina Dickes, que, como ela disse, tinha encomendado 50 ventiladores em Março “por medo de uma onda corona e com base nas previsões do Instituto Robert Koch da altura”. “Tinha as imagens de Itália em mente”. Os dispositivos ainda estão armazenados na cave na sua embalagem original, a factura de 2,2 milhões de euros ainda está em aberto, é relatada e

“O democrata-cristão não pode e não vai simplesmente dar os respiradores. No entanto, ainda não é claro exactamente como é que a compra deve ser liquidada. Partes da oposição no conselho distrital estão a ameaçar processá-la por danos contra ela”.

Bem, na altura, o Ministro da Saúde Jens Spahn também tinha dito que a Alemanha estava bem preparada em termos de equipamento médico – e depois encomendou mais de 26.000 ventiladores a preços horrendos. No final de Agosto, pouco menos de 7.700 destes tinham sido entregues, mas apenas 2.000 tinham sido solicitados pelos estados federais. Assim, o governo federal tentou cancelar ordens, o que, de acordo com a informação, só conseguiu em 2.500 casos. Várias centenas de unidades foram doadas a outros estados.

Um verdadeiro frenesim de compra foi também desencadeado pelas máscaras. De acordo com o Ministério da Saúde, 4,2 mil milhões de máscaras cirúrgicas e 1,7 mil milhões de máscaras FFP2 e FFP3 serão entregues até ao final de 2021. 257 milhões de máscaras já foram novamente fornecidas gratuitamente pelo governo federal a numerosos estados (8, 9).

Ansiolítico virologista indutor de ansiedade

Sim, qualquer pessoa que o possa tornar possível, assegurará a maior fatia possível do bolo de susto. Estou contente por ver que os pasteleiros já entregaram outro. E uma vez que todos estão tão ansiosos, é claro que o mestre pasteleiro não deve faltar. Christian Drosten introduziu um novo termo na linguagem quotidiana, nomeadamente triagem, imediatamente explicado pelo Stuttgarter Nachrichten:

“A palavra triagem vem do verbo francês ‘trier’, que significa ‘classificar’ ou ‘seleccionar’. O sistema vem da medicina militar: no final do século XVIII, o “Royal Prussian Field Hospital Regulations” continha as primeiras informações sobre como os feridos deviam ser classificados de acordo com a gravidade” (10).

A nova merda quente no vocabulário Corona. E como tantas outras coisas, soa tão nobre, tão cultivado em francês, quando em alemão mau é tudo sobre quem se deixa saltar por cima da lâmina. Mas vamos dar a palavra ao virologista estrela:

“Temos um paciente em cuidados intensivos que é idoso e está ali deitado há uma semana. Tem uma hipótese de sobrevivência de 30 a 50% – talvez, dependendo da situação, 60 – e depois entra um doente, tem 35 anos e três filhos pequenos e tem a mesma doença e tem um curso severo e se não o colocar agora num ventilador, ele estará morto depois de amanhã. Sabe que, como médico de cuidados intensivos. O que está a fazer? É preciso tirar um dos pacientes mais velhos. É isso que significa a triagem” (11).

Não, Professor, vai a Bad Kreuznach para ver a Sra. Dickes. Ela ainda tem equipamento suficiente na cave e ficará feliz se as coisas se tornarem um pouco mais claras lá. E ela irá certamente dar-lhe um bom preço.

Incrível contradição

Surpreendentemente, houve oposição dentro da empresa, porque o Presidente da Associação Interdisciplinar Alemã de Medicina Intensiva e de Emergência (Divi), Uwe Janssens, disse, após elogiar inicialmente a associação, que apesar da falta de pessoal, a empresa estava longe de estar em tais condições e explicou

“No entanto, não compreendo os seus comentários sobre uma possível ameaça de triagem na Alemanha e considero-os irresponsáveis. Ao advertir contra isso desta forma, está a assustar as pessoas desnecessariamente. O Sr. Drosten deve manter-se fora da discussão sobre a falta de capacidade nas unidades de cuidados intensivos” (12).

Impossível tagarelar a vapor

Segundo merkur.de, “O virologista de celebridades Christian Drosten faz uma previsão sombria sobre a duração do “dever de máscara”: “É impossível fazer previsões exactas, mas no próximo ano será um ano em que usaremos máscaras”. De acordo com a Drosten, mesmo uma rápida aplicação de uma vacina não mudaria nada: ‘Porque mesmo que comecemos a vacinar, a maioria da população ainda terá de usar máscaras'”.

Para Drosten uma coisa é certa: “A Páscoa não é o fim da pandemia” (13, 14).

O Natal vai ser diferente. Tal como a Páscoa. Caça ao ovo com distância mínima e máscara – muitos ovos de Páscoa serão pisoteados acidentalmente por portadores de óculos quando a ajuda visual começar a embaciar novamente.

A máquina do pânico funciona e funciona e funciona. 24 horas, 7 dias. Último gimmick: o joystick do comboio fantasma de Saarland. Cada centésimo utilizador recebe um protector bucal de nariz livre. Cada milésimo recebe um voucher no valor de 100 euros para uma casa funerária da sua escolha. No entanto: apenas nos retalhistas participantes.

Fontes e notas:
(1) https://www.centerforhealthsecurity.org/event201/scenario.html
(2) https://www.rtl.de/cms/duestere-corona-prognose-fuer-deutschland-simulator-zeigt-steigende-zahlen-fuer-die-zukunft-4634400.html
(3) https://www.faz.net/aktuell/politik/ausland/von-der-leyen-mahnt-weihnachten-wird-anders-sein-17024224-p2.html
(4) https://www.uni-saarland.de/en/university/news/article/nr/21370.html
(5) https://de.wikipedia.org/wiki/Helmholtz-Institut_f%C3%BCr_Pharmazeutische_Forschung_Saarland
(6) https://idw-online.de/en/news332056
(7) https://www.businessinsider.de/wissenschaft/gesundheit/corona-simulator-ende-des-lockdowns-nach-einem-monat-unrealistisch-c/
(8) https://www.tagesschau.de/inland/beatmungsgeraete-verschenken-ausland-101.html
(9) https://www.youtube.com/watch?v=4QYS0OLuG7A
(10) https://www.stuttgarter-nachrichten.de/inhalt.christian-drosten-virologe-erklaert-corona-massnahmen-mit-vermeiden-der-triage.9df2a102-ac3a-4e8d-942f-881023088588.html
(11) https://www.merkur.de/welt/coronavirus-christian-drosten-virologe-worst-case-szenario-deutschland-zweite-welle-zr-90087962.html
(12) https://www.presseportal.de/pm/30621/4751813
(13) https://www.merkur.de/leben/gesundheit/coronavirus-wie-lange-mundschutz-maskenpflicht-virologe-christian-drosten-dauer-prognose-impfstoff-impfung-zr-90050534.html
(14) https://www.t-online.de/gesundheit/krankheiten-symptome/id_88858168/corona-ausbruch-virologe-drosten-pandemie-ist-ostern-nicht-vorbei.html

+++

Nota sobre o artigo: O presente texto apareceu pela primeira vez em “Rubikon – Magazin für die kritische Masse“, em cujo conselho consultivo Daniele Ganser e Rainer Mausfeld estão activos, entre outros. Uma vez que a publicação foi feita sob uma licença gratuita (Creative Commons), KenFM assume este texto para uso secundário e assinala explicitamente que o Rubicon também depende de doações e necessita de apoio. Precisamos de muitos meios de comunicação alternativos!

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar o artigo.

+++

Fonte da imagem: Poring Studio / portadas

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião do pessoal editorial.

+++

Gosta do nosso programa? Informação sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora também nos pode apoiar com as Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort