Dr. Christian Drosten e o fenómeno da “incidência da contradição” | Por Bernhard Loyen

Todos nós somos a Onda.

Um comentário de Bernhard Loyen.

Christian Drosten gosta de usar a palavra incidência em entrevistas e declarações. Esta palavra é desconhecida do cidadão médio e é um jargão epidemiológico. Isto transmite conhecimentos relacionados com o trabalho, é apropriado para um profissional que tem sido apresentado às pessoas através dos meios de comunicação social como o perito desde o início da chamada crise da coroa.

Em epidemiologia e estatísticas médicas, a incidência refere-se à frequência dos eventos, especialmente os casos de doença recentemente ocorridos (1). Se olharmos para os últimos meses, podemos também falar, de forma algo exagerada, de uma incidência muito especial de contradições. Com base em declarações contraditórias do virologista da hora recentemente ocorridas, dentro de um período de tempo correspondente à incidência. No caso do Sr. Drosten, um achado crónico, olhando para trás nas suas declarações e julgamentos errados sobre a gripe suína em 2009/2010.

Na terça-feira desta semana, o Berliner Tagesspiegel informou as partes interessadas na sua primeira página, citando

Todos nós somos a Onda. Se haverá novamente um aumento perigoso de novas infecções, não depende do destino. Depende do comportamento de todos, diz Christian Drosten numa entrevista (2).

Na página 2 há o título do artigo: “Enfrento sempre críticas. Na edição online, falta a sub-sentença da edição impressa, cito: …a vida de um investigador em público, raiva contínua sobre relatórios falsos e máscaras a nadar em poças. Em vez disso, cito: o seu papel nos meios de comunicação e nas visitas a restaurantes no Inverno.

Porquê esta referência? Mostra a leveza do ser, um Prof.Dr. Drosten. Vivemos em tempos de discussão sobre sustentabilidade, o uso evitável do plástico na vida quotidiana. A partir de meados de 2021, as palhinhas de plástico, talheres e outros artigos descartáveis de plástico deverão desaparecer das lojas na UE (3). Um Dr. Drosten sabe disto com toda a certeza. Está ele preocupado com isto, quer dar o exemplo?

Tagesspiegel: Em que está a trabalhar actualmente?

Drosten: Estamos actualmente a ajudar a conseguir testes rápidos para Sars-CoV-2 na estrada, se possível este Outono. Gostaria de ver as máscaras a flutuar em poças como fazem agora, e as tiras de teste para os testes rápidos deitados nas poças no final do Outono, de modo a que estivessem tão espalhadas que pudessem contribuir directamente para controlar a epidemia. Não em todos os lares, mas nas mãos de profissionais fora dos hospitais.

A máscara do dia-a-dia como um produto descartável estabelecido? Quando questionado sobre isto, convencerá muito rapidamente os seus críticos de que interpretou mal esta ideia. Ele não o quis dizer dessa forma. Mas como ele poderia ter significado isso é completamente irrelevante. O Sr. Drosten raramente ou nunca comenta os seus julgamentos e formulações erradas do passado. Não é necessário, uma vez que tudo está actualmente a ser salvo, ou seja, aprovado, pelo mais alto nível governamental. Dado o seu estatuto, ele não parece precisar de o fazer.

O Gabinete do Presidente Federal, que é o mais alto deste país, anunciou agora no seu website, também na terça-feira, ao público condicionalmente interessado, que no Dia da Unidade Alemã, o Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier honrará 15 cidadãos com a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha (4). O lema da cerimónia de entrega dos prémios da ordem: “Unidos e lá uns pelos outros”. Como é que estes cidadãos prestaram serviços extraordinários este ano? São as realizações extraordinárias de sete mulheres e oito homens. Entre outras coisas, ajudaram, por exemplo, a superar a chamada Pandemia de Corona.

Um dos vencedores do prémio, Albrecht Broemme de Berlim. Broemme foi presidente da Agência Federal de Assistência Técnica de Abril de 2006 até ao final de 2019. Na Primavera, ajudou a estabelecer um centro de tratamento para 500 doentes de Covid-19 em Berlim como coordenador na luta contra a pandemia de Corona em apenas seis semanas. Por isso, recebe agora o prémio.

Em Agosto deste ano, várias instituições e meios de comunicação social não ficaram tão impressionados com este feito. As 500 camas no centro de tratamento da Jafféstraße ainda estão vazias (5). Não é necessário. O vírus assassino, um vírus silencioso. Custo para o contribuinte até à data – 43 milhões de euros (6). Sim, a culpa não é dele, Sr. Broemme. Mas ele não tem de aceitar o ouro com esse conhecimento, pois não?

Mas a verdadeira estrela do dia será o Prof. Dr. Drosten. Os seus méritos na citação original (4):

Após os primeiros casos da doença em Wuhan se terem tornado conhecidos, Christian Drosten conseguiu muito rapidamente identificar o patogénico como um vírus da SRA e desenvolver um método de detecção que já estava disponível em Janeiro.

Isto refere-se aos testes PCR, que se tornaram mais do que controversos e controversos. E ainda mais:

O facto de o seu podcast semanal “Coronavirus Update” ter sido acedido mais de 60 milhões de vezes mostra como era grande a necessidade de explicações e educação bem fundamentadas e compreensíveis entre a população, especialmente no início da pandemia.

Estas explicações bem fundamentadas e compreensíveis do Sr. Drosten tornaram-se agora também pelo menos controversas e comprovadamente controversas. Por conseguinte, mais uma vez são dados exemplos e citações, que demonstram a sua necessidade, uma vez que tudo o que o principal virologista diz é agora considerado lei não escrita. Deve ser válido. Contradição ou não.

Porquê explicar a permanente contradição desta pessoa? Existiam previsões erradas? Sim. Julgamentos errados? Sim. Qual é a sua avaliação actual da situação?

O pânico actual nos meios de comunicação social, a reescrita permanente de cenários ameaçadores de Outono e Inverno está a ter lugar numa presunçosa aspersão contínua, que está a privar cada vez mais pessoas de qualquer alegria na vida. Rouba as suas perspectivas e torna a sua existência quotidiana fundamentalmente mais difícil.

Em Janeiro deste ano, o Sr. Drosten explicou na ZDF (7), citando: “Acredito que como cidadão normal (8) não tem de se preocupar de todo, mesmo como alemão, se eu fosse para lá (Wuhan), não me preocuparia de todo…

Também em Janeiro, numa entrevista na rbb (9), citação: … não se pode parar com isso (a máscara). Podemos voltar a falar sobre isso separadamente – mas os dados técnicos não são bons para o impedir com a máscara.

No início de Fevereiro, a segurança comunicou um virologista de topo (10), citando: “Depois de todos os dados que conheço, estou convencido de que este vírus não tem de preocupar tanto o cidadão individual como, por exemplo, o Sars-vírus”.

Também em Fevereiro, tranquiliza os ouvintes no agora premiado podcast NDR (10), citação: “A população não tem de comprar máscaras respiratórias. Não há provas para tal. Não temos qualquer indicação de que isto possa ajudar e os desinfectantes não ajudam em nada. Lavar as mãos é suficiente. Definitivamente, não precisamos disto como cidadãos normais. Podia-se ver na televisão que na China camiões cheios de solução desinfectante circulam e molham as ruas com ela. Isto é um completo disparate.

Em Abril, contudo, usou este disparate como argumento (11), cita: “Há simplesmente um ponto em que se faz tanta condução que não se consegue alcançar nada com estas simples medidas convencionais, que sabemos não serem completamente eficazes, que não se consegue alcançar nada com elas… Depois temos situações em que camiões-cisterna circulam pelas ruas com desinfectante, porque estas são medidas em que se tenta, em desespero, pôr algo em cima.

No início de Março, o Sr. Drosten é participante numa conferência de imprensa do Governo Federal. Ele explica, citando: “Esta doença é uma doença leve. Um frio, … que afecta o tracto respiratório inferior. Em princípio, não é de todo um problema para o indivíduo (12).

Lógica de Março (13), citação: “Se um membro da família está infectado, infecta todos os outros. Se disser imediatamente que todos eles são positivos, poupa-se a muitos testes”. Drosten também quer sugerir este procedimento às autoridades de saúde pública.

Em Abril, más premonições do tipo feltro (14), cito: “No Outono será crítico, isso é claro. Espero então um aumento súbito de casos Corona com más consequências e muitos mortos” … “Isto não é um alarmismo, do qual sou por vezes acusado. Estes não são cenários de horror, mas tornar-se-ão realidade se houver um aumento rápido”. Se, sim se.

A partir de meados do ano, quando os números da pandemia na Alemanha continuam a ser muito controláveis, o humor muda de bastante descontraído para muito preocupado. Acrescente-se a isso uma subavaliação da modéstia do Drost. Em Maio, as especulações (15), citam: “O virologista acredita que a Alemanha teria escorregado pior para a pandemia sem ele. Em resposta a uma pergunta nesse sentido, ele respondeu: “Claro que sim. De acordo com a sua interpretação, isto tinha salvado muitas vidas. “Se não tivéssemos sido capazes de testar tão cedo, se não tivéssemos informado os políticos, penso que teríamos agora mais 50.000 a 100.000 mortes na Alemanha”.

Em Junho um cenário preocupante (16), cito: “Não estou optimista que dentro de um mês ainda tenhamos uma situação tão pacífica como a que temos agora no que diz respeito à actividade epidémica” disse Drosten. “Dentro de dois meses, penso que teremos um problema se não ligarmos todos os sensores de alarme novamente agora”.

O problema não se concretizou até hoje. A situação pacífica permaneceu. O verão virologicamente calmo. O aumento do número de testes agora nos milhões. Manipulativamente, o termo novas infecções é implantado medialmente como um parâmetro decisivo na discussão. As más notícias devem ser criadas artificialmente, uma vez que a Corona não alinha. Setembro até agora tem sido pouco espectacular, excepto pelas ameaças forçadas dos políticos e a correspondente implementação pelos agentes de execução. Chocantemente, também tem sido ajudado pela população. As doenças na faixa de baixa percentagem. Os números da morte agora no final das estatísticas. Estatisticamente, a causa de morte Covid-19 com uma taxa de mortalidade de 0,0000036 por cento em relação à população total da República Federal cai na categoria – insignificante. (17)

Na quarta-feira, 09.09., o Comité de Saúde do Bundestag reuniu-se sobre o tema “Abolição da situação epidémica de importância nacional, tal como determinado pelo Bundestag”. O Sr. Drosten, entre outros, foi convidado como perito (18). Agora as suas declarações estão a ser discutidas de forma controversa. O futuro destinatário da Ordem de Mérito não se diverte (19). Ele teria sido novamente mal compreendido. É assim? Citação do Dr. Drosten da audiência: “Temos uma incidência basal estável na Alemanha por causa do bloqueio.

Soa cientificamente soberano. Sabemos agora o que significa a incidência. A frequência dos eventos, especialmente as doenças emergentes. Basal significa básico, fundamental, fundamental. Se olharmos agora para o número actual de doenças reais de Covid, podemos perguntar, onde é que ele vê uma ligação significativa entre o número actual de casos baixos e o bloqueio na Primavera? Porque é que isto não foi seguido, mas apenas ouvido com devoção? A segunda declaração, que está a fazer mais ondas nos meios alternativos, não na ARD e ZDF, é, cito: “Não sabemos se a utilização de máscaras de uso diário em grande circulação, se isto não leva ao facto de, em média, a dose de vírus recebida numa infecção ser menor e que, em média, o curso da doença também poderia ser menos prejudicial…mas isso é pura especulação. Não há provas científicas disso.

Para o dizer de forma mais simples, poderia provavelmente, se possível, mas não de forma conclusiva, garantir, no final talvez não. A clássica exposição-jumble do virologista do momento. Os estudos sobre a insensatez do uso de máscaras no presente são abundantes. Ainda se pode falar de uma necessidade de interpretação e discussão? Que um se surpreenda que as declarações dos outros cinco peritos convidados do lado do Governo Federal possam ser lidas entretanto, mas as declarações do Prof. Dr. Drosten – irritantemente – não podem (20).

Porquê agora esta contribuição mais longa sobre Christian Drosten? Ele recebe o seu tempo, as suas possibilidades de declarações, também do tipo irritante, através da política e dos meios de comunicação. Desde Setembro a forma ameaçadora. Numa entrevista recente com o presidente da Cimeira Mundial da Saúde Detlev Ganten (o WHS é um parceiro próximo da Fundação Bill e Melinda Gates (22)), o futuro membro da Ordem já sabe esta semana (21), citação: A pandemia está apenas prestes a começar. Também connosco. Porquê? Nenhuma explicação, nenhum inquérito.

(Nota do autor. A tenente n-tv fez o Sr. Drosten mudar a manchete, porque a entrevista de que é citado já tem várias semanas. A data de publicação de ontem está correcta, mas o conteúdo já não está correcto = incidência de contradição)

Numa entrevista em língua inglesa com a Deutsche Welle em 17.09., também deu uma garantia contundente na sua declaração (23). O Inverno não será fácil para a Alemanha e países vizinhos. Explicações? Não. A vacina terá de vir, porque é necessária e por isso não nos veremos livres das máscaras tão rapidamente. Porquê? Sem contra-interrogações. Os números dos testes aumentaram imensamente em comparação com a Primavera, pelo que o número de casos detectados mudou rapidamente, pelo que ele espera agora mais casos. Porquê? A frase seguinte é traduzida uma a uma. O rosto da senhora com o microfone infelizmente desconhecido, cito:

O que as mensagens mostram é apenas uma representação do que está realmente a acontecer, e esta representação é diferente. A imagem que vemos agora é maior do que a imagem que vimos na Primavera, enquanto os números reais são talvez os mesmos. Mais alguma pergunta?

A senhora da redacção da DW-International queria saber mais sobre máscaras. Há quanto tempo não se abraçam sem máscaras? Após algumas ruminações sobre outras regiões do mundo e do país, descreveu a situação para os restantes países, portanto provavelmente também para a Alemanha, como se segue Em relação ao necessário início das vacinações ele esperava uma obrigação de máscara até – fim de 2021.

A propósito, o que pensa dos seus prémios e honras que revelou na entrevista ao Tagesspiegel, reveladoramente. Citação:

Tagesspiegel: Para além de todas as críticas, também é muito admirado. A banda punk “ZSK” dedicou-lhe a canção “Ich habe Besseres zu tun”. O seu podcast ganhou o prémio Grimme online, você mesmo o prémio de rádio e um prémio de comunicação. O que é que isso significa para si?

Drosten: Os prémios dos media não têm qualquer utilidade para mim como cientista para o meu CV.

No Congresso das Comunicações, outra declaração honesta (24). Citação: “Não sou um político, não tenho de ser popular. A minha posição é permanente. Não sou um auto-promotor Drosten e estarei fora dos olhos do público assim que a pandemia tiver terminado”.

Esta semana esteve de novo cheia de acção na frente da intimidação. Söder na Baviera com uma linha dura. Em Landshut, a marcha de demonstração dos opositores da Corona pelo centro da cidade foi proibida a curto prazo. Os requisitos da Corona não puderam ser cumpridos de qualquer forma (25). Um precedente?

Ontem, 23.09., a próxima ameaça paralela à população deste país. Com base no conselheiro governamental Leopoldina. Isto exige mais uma vez uma aplicação mais rigorosa das regras da Corona (26). Os investigadores apelam para que as máscaras sejam usadas constantemente dentro de casa, onde a distância mínima não pode ser mantida. Citação: “O desrespeito das ordens vinculativas de usar um protector bucal e nasal deve ser sujeito a uma multa em todo o lado, a fim de garantir que tais ordens recebam a ênfase necessária”.

Sobre o tema dos efeitos sobre as pessoas, frases que deixam um impacto. Nas recomendações do ponto 4, Mitigando as consequências sociais e psicológicas, encontrará, cito:

O stress mental aumentou durante a pandemia, com potenciais consequências a longo prazo para a saúde de muitos. Portanto, as estruturas e possibilidades de ajuda correspondente são mais necessárias do que nunca, especialmente uma oferta psicoterapêutica ou psiquiátrica e de aconselhamento significativamente aumentada em matéria de prevenção e terapia. Uma importante medida preventiva em termos de resiliência é a promoção do exercício físico.

Como é que isto deve ser aplicado? Não, nada de ficção. Realidade, citação:

A fim de facilitar aos cidadãos continuar a observar medidas de protecção – e de forma mais consistente do que antes – necessitam de conhecimentos, motivação e a oportunidade de se comportarem em conformidade, bem como de regras claras. As regras de conduta em vigor devem tornar-se hábitos automatizados.

Vai ficar ainda melhor. Citação:

Devem ser desenvolvidas recomendações de comportamento que permitam aos jovens passar responsavelmente por esta fase da vida sob as condições da pandemia. Isto requer, entre outras coisas, uma educação específica do grupo-alvo nos meios de comunicação utilizados por estes grupos, se possível com a participação de modelos e “influenciadores” influentes.

Portanto, só pode ser realmente uma questão de coincidência, ou seja, não pode realmente ser significativo que o cidadão Thi Nguyen-Kim, para a atribuição da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, seja o YouTuberin maiLab, da Funk/ARD. Um episódio actual foi chamado, cito: Corona no Outono | Do quick tests change everything?

Na manhã de 24.09. encontra-se o seguinte texto, cito: O Chanceler está preocupado, teme o novo laxismo da juventude e o Inverno. Anteontem, ela convocou surpreendentemente uma reunião confidencial de jornalistas para preparar os meios de comunicação para tempos tempestuosos. (27) Coincidência?

Drosten, Tagesspiegel, Steinmeier, Albrecht Broemme ,World Health Summit, proibições de demonstrações, Leopoldina, rondas de jornalistas confidenciais, Söder, Funk/ARD, maiLab não têm todos nada a ver uns com os outros?

Silêncio.

A grande maioria neste país é silenciosa ou apoia as medidas. Será que grandes partes deste país querem ver alguma alteração no status quo?

Finalmente – linhas do cantor-compositor austríaco Georg Danzer, de 1979.

A liberdade:

Há alguns dias atrás fui ao jardim zoológico
O sol brilhava, o meu coração estava tão feliz
Em frente de uma gaiola vi pessoas de pé
Então fui dar uma vista de olhos mais atenta

A não alimentação estava escrita num grande letreiro
E por favor não irritar, porque é muito selvagem
Adultos e crianças pareciam estúpidos
E apenas um guarda parecia sombrio e muito silencioso

Perguntei-lhe, qual é o nome deste animal?
Isto é liberdade, disse-me ele
É agora tão raro no mundo.
É por isso que está aqui em exposição por pouco dinheiro

Olhei e disse: “Caro Sr.
Não consigo ver nada, a gaiola está vazia
É isso mesmo, disse ele, a mordaça
Tranca-a e, num instante, ela desaparece

A liberdade é um animal maravilhoso
E algumas pessoas têm medo dela
Mas atrás das grades ela entra
Pois só em liberdade pode a liberdade ser liberdade.

Fontes:

  1. https://derma.plus/definition/inzidenz/
  2. https://www.tagesspiegel.de/wissen/christian-drosten-im-interview-wir-alle-sind-die-welle/26205276.html
  3. https://www.rnd.de/politik/einweg-plastik-verbot-ab-2021-bundestag-ubernimmt-eu-verbot-in-deutsches-recht-5DL64WDSL62R6RCPIQNJ7NVVII.html
  4. https://www.bundespraesident.de/SharedDocs/Berichte/DE/Frank-Walter-Steinmeier/2020/10/201001-Verdienstorden-TdDE.html?nn=2236336
  5. https://www.aerztezeitung.de/Nachrichten/Kritik-am-Ausbau-der-Coronaklinik-an-der-Messe-411368.html
  6. https://www.berliner-zeitung.de/mensch-metropole/covid-19-klinik-in-berlin-fertig-li.83253
  7. https://www.zdf.de/nachrichten/zdf-mittagsmagazin/virologe-christian-drosten-zu-corona-virus-100.html
  8. https://www.deutschlandfunknova.de/beitrag/virologie-christian-drosten-keine-sorge-fuer-normalbuerger?fbclid=IwAR2zquEbM2WLrmPaJ9HZt0tkAjJy9W_hzfxE4wxZ1DC7Y1hhoE7i7qIDv_M
  9. https://www.youtube.com/watch?v=Z3Zth7KYVHY
  10. https://www.ndr.de/nachrichten/info/3-Coronavirus-Update-Es-ist-nicht-schwarz-weiss,podcastcoronavirus114.html#kommunikation
  11. https://www.ndr.de/nachrichten/info/32-Coronavirus-Update-Jetzt-mit-Hochdruck-Forschungsfragen-klaeren-,podcastcoronavirus190.html
  12. https://www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=VwJYy3mO6m8&feature=emb_title
  13. https://www.aerzteblatt.de/nachrichten/111214/COVID-19-Virologe-Drosten-erwartet-Wirkung-der-Einschraenkungen-in-einem-Monat
  14. https://www.bz-berlin.de/berlin/charite-chefvirologe-warnt-vor-dramatischer-corona-welle-im-herbst
  15. https://www.welt.de/wissenschaft/article208595723/Deutschland-in-Corona-Krise-Christian-Drosten-sieht-sein-Handeln-positiv.html
  16. https://www.fr.de/panorama/coronavirus-christian-drosten-zweite-welle-ausbrueche-berlin-nordrhein-westfalen-zr-13719027.html
  17. https://corona-transition.org/covid-19-zahlt-zu-den-seltensten-todesursachen-uberhaupt
  18. https://www.bundestag.de/dokumente/textarchiv/2020/kw37-pa-gesundheit-corona-709474
  19. https://twitter.com/c_drosten/status/1308432923578826753
  20. https://www.bundestag.de/ausschuesse/a14/anhoerungen/stellungnahmen-inhalt-710734
  21. https://www.pharma-fakten.de/news/details/985-covid-19-und-weltgesundheit-bildung-ist-die-beste-impfung/
  22. https://www.worldhealthsummit.org/fileadmin/user_upload/downloads/2018/WHS_Berlin/Press/181018_PM_World-Health-Summit-2018_Abschluss_Deutsch.pdf
  23. https://www.youtube.com/watch?v=hztY4cRAM6g
  24. https://twitter.com/osanten/status/1306504451780468736
  25. https://www.youtube.com/watch?v=qE_YQmNb3zw
  26. https://www.leopoldina.org/publikationen/detailansicht/publication/coronavirus-pandemie-wirksame-regeln-fuer-herbst-und-winter-aufstellen-2020/
  27. https://news.gaborsteingart.com/online.php?u=U4ohgaG6618

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar o artigo.

+++

Fonte da imagem: ©BLoyen20

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião do pessoal editorial.

+++

Gosta do nosso programa? Informação sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora também nos pode apoiar com as Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort