Clearview Al. George Orwell iria rir-se de todo o coração.

Ver é IDʼing

Um comentário de Bernhard Loyen.

Em 18 de janeiro, veröffentlichte o New York Times publicou um artigo que tem atraído alguma atenção nos últimos dias (1). O artigo é sobre um start-up que quer fazer um negócio rápido no que bilhões de pessoas estão fazendo em seu tempo livre offerieren. Dados, neste caso fotos, fotos de retrato. Este cofre de tesouro facilmente estocável, hoje em dia um disco rígido, está agora sendo oferecido ao mercado em conexão com o aplicativo desenvolvido para ele. Desta vez, porém, não se trata do tolo Trallala à la Snapchat ou TikTok, mas possivelmente do fim da felicidade.

Uma e outra vez – os dados são o novo óleo. Fontes de renda para findige, cidadãos tecnicamente sábios. De acordo com o artigo, a empresa americana Clearview AI coletou cerca de três bilhões de arquivos de imagem acessíveis em öffentlich nos últimos anos. Isto significa que, pelo menos a este respeito, não há intenção criminosa de ter adquirido as imagens ilegalmente, através do acesso ilegal às contas dos utilizadores.

Não, foram essas imagens que são diárias e completamente impensadas, possivelmente com uma discreta consciência residual, nas conhecidas plataformas de mídia social da humanidade offeriert. A empresa Clearview AI desenvolveu adicionalmente uma tecnologia de reconhecimento facial, que funciona da seguinte forma.

Uma empresa, instituição ou autoridade tira uma foto de uma pessoa ou usa a imagem fixa de uma câmara de vigilância, carrega-a para a aplicação e recebe imediatamente öffentliche fotos desta pessoa juntamente com os links apropriados para os locais onde estas fotos apareceram. Então findig, tão questionável. Agora este aplicativo não estará disponível para download em lojas conhecidas.

Não, o Erfinder Sr. Ton-Isso, um técnico australiano que vive nos EUA, teria oferecido seu produto preferencialmente às agências de aplicação da lei. E não é só a aplicação da lei. Clearview AI também licenciou sua aplicação a pelo menos um punhado de empresas para fins de segurança. Este facto está a alimentar o debate actual sobre a questão – será que ele pode vender a sua recolha de dados relacionada com a sua ideia “inovadora” a um mercado correspondente?

De acordo com o artigo, até agora a empresa recusou-se a fornecer uma lista para veröffentlichen de instituições que já compraram o seu produto, ou seja, que estão a trabalhar com ele. Um Eric Goldman, co-diretor do Instituto de Direito de Alta Tecnologia da Universidade de Santa Clara, é citado a seguir:

“As possibilidades do Bewaffnung são infinitas”(…) “Imagine uma agência policial renegada que quer perseguir potenciais parceiros românticos, ou um governo estrangeiro que a usa para desenterrar segredos sobre pessoas a fim de chantageá-las ou jogá-las na cadeia (1).

Discussões sobre os desenvolvimentos galopantes, ou seja, preocupantes, nesta indústria não são novidade. Já em 2011, o então CEO do Google Eric Schmidt era extremamente crítico, citando: Schmidt também disse que o Google tinha desenvolvido uma tecnologia de reconhecimento facial, mas que tinha decidido não continuar a buscá-la: “Nós construímos esta tecnologia e a retivemos… depois de olhar para ela, decidimos não continuar a buscá-la. Ele explicou que estava pessoalmente muito preocupado com a combinação de rastreamento móvel e reconhecimento facial, temendo que ele “pudesse ser usado de uma maneira muito ruim” (2).

Ver Is IDʼing é um estudo muito revelador de 2012 do Center for Technology and Democracy (3). Explicações nessa altura, cito:

O Facebook, como um dos muitos provedores, adotou uma abordagem ligeiramente diferente. O recurso de reconhecimento de face do Facebook também é habilitado por padrão para usuários de redes sociais. Quando um usuário do Facebook com reconhecimento de rostos permite o upload de uma foto para o Facebook, o Facebook automaticamente procura rostos na foto que se assemelham aos dos amigos do Userʼs Facebook e sugere que o usuário marque a foto com friendsʼnames. De acordo com o Facebook, as etiquetas baseadas no reconhecimento facial só são sugeridas para amigos com os quais o usuário está se comunicando em häufigsten.

Em 2012, a conclusão foi, cito: “As preocupações com a privacidade associadas ao reconhecimento facial são exacerbadas pela disponibilidade generalizada destas tecnologias poderosas. O reconhecimento facial não é mais usado apenas por instituições com recursos técnicos significativos e finanziellen, tais como agências governamentais ou corporações; a sofisticada capacidade de reconhecer características faciais únicas está encontrando seu caminho para dispositivos de consumo portáteis e pacotes de software gratuitos, e öffnet é a porta para muitos milhões de usuários. Com uma base de usuários tão ampla e uma grande variedade de aplicações, a tecnologia de reconhecimento facial será mal utilizada (3).

Oito anos depois, a mídia se surpreende que a tecnologia tenha avançado ainda mais e que pessoas ou empresas queiram ganhar dinheiro com ela. É necessário que a maioria dos financiadores seja encontrada primeiro. Como é sabido, aqueles que investem normalmente têm os seus próprios interesses no desenvolvimento técnico de um start-up. No Clearview AI (4) findet o bilionário e co-fundador do Paypal Peter Thiel, que não é surpreendentemente também um investidor no Facebook, está à procura de investidores. O facto de o Sr. Thiel ter sido co-fundador de outra empresa – Palantir – torna-a interessante.

Palantir Technologies, Inc. é um provedor privado de software e serviços norte-americano especializado na análise de grandes quantidades de dados. Estas capacidades foram reconhecidas pela United States Intelligence Community (USIC), especializada em análise anti-terrorista para o Departamento de Defesa dos EUA. O círculo está completo.

Uma vez que os responsáveis políticos federais não querem mais depender do Made In Germany, os especialistas e programas necessários são muitas vezes importados a um custo elevado. Por exemplo, o programa Palantir Gotham para o Ministério do Interior de Hesse. Pioneiro alemão, ou seja, Türöffner neste segmento de bilhões de euros. Mas para evitar que isso seja notado imediatamente e comunicado de forma negativa, o produto é renomeado. Palantir Gotham torna-se Hessen-Data.

A ameaça teórica do terror, assim como os cenários recentes que não puderam ser evitados, precisam de modelos de soluções técnicas. O então Ministro do Interior De Maziere, CDU, já sabia disso em 2017, cita

O Estado forte deve acompanhar os desenvolvimentos técnicos e os usos das empresas privadas, mas também deve ser capaz de utilizá-los para o seu trabalho. Isto também se aplica ao uso da análise de DNA, que até agora tem sido severamente restringido por lei. A avaliação biométrica, por exemplo, por meio do reconhecimento facial, deve ser decisivamente avançada. Uma busca usando reconhecimento facial, por exemplo, para um terrorista flüchtigen, é um instrumento importante (5).

O colega da CDU Bouffier, Ministro Presidente da Hesse, retomou esta ideia e em Abril de 2018 ordenou à Palantir Gotham, também conhecida como Hessen Data (6)(12), da subsidiária alemã Palantir Technologies GmbH, com sede em Wiesbaden.

Citação: Sucata de dados para um bilhão? Através de boicote secreto e em offenen e usando “contadores de Tróia” centenas de grupos de iniciativa, apoiados pelos Verdes, querem minar o censo planejado para maio (7). Oh, desculpe. Essa foi a citação errada. É do ano de 1987, quando a antiga RFG tentou fazer o chamado censo. Quem é o actual parceiro do governo da CDU em Hessen? Certo, os Verdes. Mas isso é só por falar nisso.

A instalação do finale foi feita pelo Ministro do Interior da CDU, Peter Beuth. O Prêmio Big Brother 2019, portanto, foi para Hessen, não surpreendentemente. A razão, cito:

O Ministro do Interior de Hesse Peter Beuth (CDU) recebeu o prêmio negativo “Big-Brother-Award”. Foi-lhe atribuído pelo Anschaffung do software de análise da empresa americana Palantir, que se diz estar próxima do serviço secreto da CIA. O Ministro do Interior tinha encomendado este altamente controverso Überwachungsfirma para ligar e analisar as suas bases de dados policiais com dados das redes sociais e outros dados externos (…) O software da empresa, que pode ligar vários tipos de dados, é dito ser utilizado por agências de inteligência americanas como a CIA e a NSA, bem como pelo FBI da Polícia Federal (8).

Que possamos apenas especular quais dados, vindos dos EUA para uma atualização importante, serão copiados imediatamente após a conclusão da Alemanha, como precaução. Permanece no mesmo servidor. Portanto – Nenhum pânico sobre o Titanic, já Udo Lindenberg conhecia em 1972 (9).

Revise: Em maio de 2016 o jornal Die Welt informou, citando: Do ambiente da Deutsche Telekom é de se saber que o CEO Tim Höttges se reuniu recentemente com a gerência do Palantir getroffen. No entanto, a Telekom não quer dar detalhes (10). Em dezembro de 2016 finden irá rever os resultados do encontro em uma entrevista com uma revista start-up, citando: “Em uma entrevista com o Berlin Valley, o CEO da Telekom Tim Höttges fala sobre inovação no Grupo, viagens ao Silicon Valley e ao mundo azul. Höttges: Mas o que eu acho mais interessante é que estamos usando cada vez mais inteligência artificial na empresa, por exemplo, para otimizar nossa rede. Ou no call center, onde trabalhamos com Eliza, um bot que constrói processos padronizados baseados em linguagem e onde você nem percebe que está falando com uma máquina. Um projeto de grandes dados muito empolgante é Palantir, onde estamos tentando usar inteligência artificial para prever melhor todo o processo de planejamento e orçamento financeiro no futuro (11).

Sim, tempos emocionantes em que vivemos. Para resumir. Uma empresa dos EUA está actualmente a causar excitação e irritação em relação ao futuro das tecnologias de reconhecimento facial. Os patrocinadores americanos desta start-up, por sua vez, possuem empresas que recentemente forneceram partes do aparato de segurança alemão com programas para capturar dados de cidadãos. Muito provavelmente com a licença amigável do backup dos dados dos resultados correspondentes. A maior empresa de telecomunicações da Europa, sediada na Alemanha befindet. Tecnologias deste tipo são consideradas “excitantes”.

Também é emocionante estudar o dossiê Palantir sobre o Police-IT. Está ligado na versão escrita do artigo (12). A propósito, se você tem a palavra China na sua mente ao ler esta informação, você deve procurar no Google duas palavras para variar. França e Alicem (13).

Mas tudo isso não seria necessário para discutir se bilhões de cidadãos do mundo inteiro não estariam dispostos a fornecer dados correspondentes para processamento gratuito e voluntário. Errado ou incorrecto?

O criminólogo Tobias Singelnstein escreve no Grundrechte-Report 2019, citando: “Os dados são omnipresentes, praticamente nenhuma área da nossa vida digitalizada pode passar sem eles. Eles formam um traço permanente que reflecte a nossa personalidade. Para o Estado e as autoridades, um tesouro de possibilidades antes inimagináveis surge daí (…) Do ponto de vista dos direitos fundamentais, “Hessen-Data”, em Konflikt, tem o direito à autodeterminação informativa como componente do direito geral de personalidade do artigo 2º, § 1º em conjugação com o artigo 1º, § 1º da Lei Fundamental. Em particular, avaliações de dados em massa, como as possíveis com “Hessen-Data”, põem em questão o princípio da limitação da finalidade, que é central para a lei de proteção de dados.(14)

O 21 de Janeiro marcou o 70º aniversário da morte de George Orwell. Tomaria ele nota dos factos apresentados com espanto ou apenas rir-se-ia de coração? Em 8 de junho de 1949, seu romance 1984 veröffentlicht. Neste momento, são apenas as pistas de paralelismo. No entanto, as distâncias entre as mudanças da ficção impressionante para a realidade preocupante estão ficando menores a cada década. Pesquisando o texto de hoje, encontrei as seguintes linhas (15), cito: “A compra de dispositivos que nos monitorizam, rastreiam e registam constantemente por conveniência ou por uma sensação de segurança lança as bases para um futuro deprimente. Tão simples, tão verdadeiro.

Existe a página Vigilância sob Vigilância. Vigilância sob Vigilância. Cidadãos engenhosos alimentam este site, o que é apenas um facto. Vigilância dos cidadãos. A página dá a oportunidade de saber quantas câmaras na sua cidade, no seu bairro, estão agora instaladas por via natural nos edifícios, privada e institucionalmente (16) e assim documentar o movimento dos cidadãos. Berlim está agora no 19º lugar entre as cidades mais monitorizadas do mundo. 39.765 câmeras para 3,7 milhões de habitantes – a partir de julho de 2019 (17).

Poder-se-ia dar exemplos infinitos de como esta sociedade está a entrar cada vez mais em espiral nas dimensões orwellianas. Existe o Hoffnung? Sim e não. Os dias foram extraídos do chamado Livro Branco, que será apresentado pela UE no final de fevereiro, citação: O Livro Branco da Comissão vazada contém a idéia de um período de três a cinco anos durante o qual o uso da tecnologia de reconhecimento facial poderia ser proibido em öffentlichen locais – para dar tempo aos legisladores da UE, formas de avaliar e gerenciar riscos associados ao uso da tecnologia, como os direitos das pessoas à privacidade ou o risco de efeitos discriminatórios de algoritmos tendenciosos (18).

Parece ambicioso no início, mas cita: “Isto protegeria os direitos dos indivíduos, em particular contra qualquer possível má utilização da tecnologia”, escreve a Comissão, acrescentando que: “Seria necessário prever algumas excepções, em particular para actividades de investigação e desenvolvimento e para fins de segurança” (18).

A redacção das excepções para fins de segurança inclui as que já existem ou as que os cidadãos ainda podem esperar? Será que nós, o povo, aprendemos alguma coisa nos últimos séculos?

O que é o esclarecimento?

“Iluminação é a saída do homem da sua imaturidade auto-infligida. A imaturidade é a incapacidade de usar a mente sem a orientação de outro. Esta imaturidade é auto-infligida quando a causa dela não é a falta de compreensão, mas de resolução e coragem para fazer uso da própria compreensão sem a orientação de outro. Sapere aude! Tenha a coragem de fazer uso do seu próprio intelecto! é assim o lema do Iluminismo (…)

Preguiça e covardia são as razões pelas quais tantas pessoas, tendo há muito sido absolvidas pela natureza da orientação estrangeira, gostam de permanecer menores de idade durante toda a vida; e porque é tão fácil para os outros atirarem-se sobre os seus tutores. É tão conveniente ser menor de idade.

Immanuel Kant, Respondendo à pergunta: O que é o Iluminismo? in: Berlinische Monatsschrift, Dezembro 1784 (19)

Fontes:

  1. https://www.nytimes.com/2020/01/18/technology/clearview-privacyfacial-recognition.html
  2. https://www.forbes.com/sites/frederickallen/2011/06/01/eric-schmidt-admits-screw-up-identifes-the-big-four-of-the-internet/#50fd6cc413a2
  3. https://cdt.org/wp-content/uploads/pdfs/Facial_Recognition_and_Privacy-Center_for_Democracy_and_Technology-January_2012.pdf
  4. https://clearview.ai/
  5. https://www.faz.net/aktuell/politik/inland/thomas-de-maiziere-leitlinienfuer-einen-starken-staat-in-schwierigen-zeiten-14601852.html? printPagedArticle=true#pageIndex_3
  6. https://www.spiegel.de/netzwelt/netzpolitik/palantir-software-polizeihessen-kauft-bei-umstrittenem-us-unternehmen-a-1201534.html
  7. https://www.spiegel.de/spiegel/print/d-13522320.html
  8. https://ilmr.de/wp-content/uploads/2019/06/MedienechoBBA2019-Auswahl.pdf
  9. https://www.youtube.com/watch?v=nbWt1f13Ia4
  10. https://www.welt.de/print/die_welt/wirtschaft/article154980295/Geheimsache-Palantir.html
  11. https://berlinvalley.com/telekom-chef-tim-hoettges-fehlerkultur/
  12. https://police-it.org/dossiers-2/das-palantir-dossier/it-dersicherheitsbehoerden-quo-vadis
  13. https://www.heise.de/newsticker/meldung/Trotz-Kritik-Frankreich-startet-Online-Identitaetsnachweis-mit-Gesichtserkennung-4546332.html
  14. https://netzpolitik.org/2019/big-data-bei-der-polizei-hessen-sucht-mitpalantir-software-nach-gefaehrdern/
  15. https://www.nbcnews.com/think/opinion/google-nest-or-amazon-ringjust-reject-these-corporations-surveillance-ncna1102741
  16. https://kamba4.crux.uberspace.de/#what
  17. https://www.comparitech.com/vpn-privacy/the-worlds-most-surveilledcities/#CCTV_crime_and_safety
  18. https://techcrunch.com/2020/01/17/eu-lawmakers-are-eyeing-riskbased-rules-for-ai-per-leaked-white-paper/
  19. https://www.uni-muenster.de/FNZ-Online/wissen/aufklaerung/quellen/ kant.htm

Obrigado ao autor pelo direito de publicar.

+++

Referência fotográfica: Artem Oleshko/ Shutterstock

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.

+++

Gostas do nosso programa? Informações sobre possibilidades de suporte aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort