A Alemanha em breve escurecerá? | Por Julian Aicher

Um comentário de Julian Aicher.

Março de 2020. É declarada uma “pandemia”. Haverá mais ondas de choque espalhadas pelo país no futuro? Por exemplo, cortes de energia a nível nacional? Durante dias, ou mesmo semanas?

“Blackout”. Este é o título do romance futurista de 900 páginas de Marc Elsberg, publicado em 2012. Não é uma boa leitura nocturna. Então, o que pode acontecer se a electricidade se desligar durante vários dias na Alemanha? Ou mesmo semanas? O interruptor de luz eléctrica – sim: já não funciona.  Será que algumas velas ajudariam?

Mas sem electricidade, pouco mais funciona em muitos lares alemães.

Por exemplo, a bomba de água eléctrica para a sanita. E a bomba para a água do duche e da torneira.  Computador, Internet – sem hipótese. O aquecimento também é muito frio – os seus ignitores automáticos precisam de electricidade. Então também não há um frigorífico a funcionar.

Nada fresco para comer? Então, vai conseguir isso no supermercado? A sério?

Sem electricidade, as suas portas de correr automáticas não se abrem. O que se pode encontrar sem luz eléctrica? E mesmo com a sua própria lanterna – os alimentos apodrecem em congeladores sem electricidade. Sim – mesmo o caminho para o supermercado acaba por ser difícil. O enchimento com gasolina também não é possível. As bombas de combustível não bombeiam combustível sem electricidade.

Quando é que uma tal falha de energia que dura dias ou semanas desencadeia pilhagens e violência? Quando é que aparecem cenas de guerra civil?

Estas não são as únicas questões que o autor de “Blackout” Marc Elsberg abordou. Não – o “Gabinete de Avaliação Tecnológica no Bundestag alemão” também forneceu informações sobre “O que acontece durante um apagão” já em 2011.

“O que acontece durante um apagão” é o título do estudo, que foi realizado em estreita cooperação com as autoridades. Estava ainda disponível em livrarias convencionais, pelo menos até 10 de Julho de 2020. O estudo do blackout adverte, por exemplo, que menos água nas casas também significa menos água corrente nos canos de esgoto. Segundo o estudo, isto resultaria em “problemas causados por bloqueios, odores e vectores de doenças, tais como ratos” ** Fim da citação Em resumo: sem electricidade cheira mal.

Notável: Já tinha sido submetida ao Bundestag alemão em 2012 uma análise de risco semelhante sobre o tema da “pandemia causada pelo vírus”. Desde então, pouco aconteceu até à Primavera de 2020. Mais do que uma razão, então, para não deixar a segurança da electricidade apenas aos governos.

Isto já foi recomendado pela lei “Blackout” no Bundestag em 2011.  Recomendou literalmente as chamadas “redes insulares”. Demasiado alemão:

Produzir electricidade tão próxima quanto possível do consumo.

O livro elogia portanto – muito literalmente – “soluções insulares auto-suficientes baseadas em energias renováveis”. Fim da citação.

Por outras palavras, forças naturalmente disponíveis como a luz do dia, plantas que podem ser utilizadas para aquecimento, também conhecidas como “biomassa”, energia geotérmica, energia hídrica e energia eólica.

Estas energias renováveis forneceram 16,8 por cento da electricidade na Alemanha em 2010. Actualmente 55,8%.

Isto é mais de metade da electricidade na República Federal. De acordo com as estatísticas.

Por outras palavras: mais de três vezes mais do que há dez anos atrás. Escrito nos telhados de bem mais de um milhão de lares.

Electricidade nas mãos dos cidadãos. Democratas. Notável.

Então não há problema com uma falha de energia mais longa? Sim, é! Porque a s t ä n d i g h t e r, acima de tudo, essas pequenas centrais eléctricas com o seu próprio sistema de controlo podem ser “iniciadas” novamente. Por outras palavras: fornecer energia novamente depois de um “apagão”. Por exemplo, centrais de biogás ou pequenas centrais hidroeléctricas bem testadas. As ribeiras e os rios fazem girar as suas rodas vitais. Assim como os geradores.

Mas só se não se destruir primeiro tais centrais hidroeléctricas.

Por volta de 1900, existiam cerca de 80.000 destes em funcionamento na Alemanha.

Hoje ainda há pouco menos de 8.000 – um décimo. E a destruição de tão pequenos motores de água continua. As autoridades estatais em Baden-Württemberg estão actualmente a planear enterrar dois desses motores que já provaram o seu valor ao longo de décadas.  Este Julho de 2020, e a mesma coisa uma e outra vez em Hessen.

Explicação oficial: Protecção dos peixes.

Havia muito mais destes animais aquáticos na água quando muito mais rodas de água estavam a rodar.

O biólogo e físico Ernst Ulrich von Weizsäcker reconhece em algumas áreas da barragem hidroeléctrica – literalmente – “um biótopo maravilhoso para a diversidade biológica”.

Esta é uma das razões pelas quais von Weizsäcker o descreve como – tão literalmente – “ecologicamente indesejável” para destruir tais estruturas hidráulicas.

E a verdadeira razão para os planos oficiais de demolição? Porque é que a água deve ser escavada dos motores muito atractivos, experimentados e testados na Floresta Negra?  A resposta vem de factos simples. O Estado de Baden-Württemberg é proprietário de uma grande parte da empresa de energia nuclear e a carvão “Energie Baden-Württemberg EnBW”.

E esta empresa está ameaçada pela concorrência de cada vez mais pequenas centrais eléctricas pertencentes aos cidadãos.

Mas as rodas continuam a girar na “Serra Negra” e no “Moinho das Sombras” no sul da Floresta Negra, que são operados pelos cidadãos da classe média. A fúria destrutiva oficial ainda não levou a cabo a sua desgraça.

Poupar energias regenerativas – em vez de um apagão burocrático: é isso que está agora na ordem do dia.

Como o autor de thriller Marc Elsberg escreveu no seu título de bestseller: “Amanhã é tarde demais”.

+++

O engenheiro hidrelétrico Julian Aicher dirige o gabinete de informação do rio ( www.rio-s.de [1]) e serve como porta-voz da imprensa da “Arbeitsgemeinschaft Wasserkraftwerke Baden-Württemberg eV”.

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar o artigo.

+++

Fonte da imagem: Shutterstock / Simon Dux Media

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião do pessoal editorial.

+++

Gosta do nosso programa? Informação sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora também nos pode apoiar com as Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort