29.08. Berlim: Senado favorece a variante de violência | Por Bernhard Loyen

Um comentário de Bernhard Loyen.

O choque, a lasca do horror parece ser ainda muito profunda. Que riso, os simpatizantes e partidários da política actual, os entusiastas da Corona. Tornar-se-iam um desastre previsível, a manifestação de 01.08. em Berlim. Agora ainda está a ser discutido quantos participantes poderiam finalmente ser encontrados a meio do dia em Berlim. Como estive lá durante horas, a discussão dos números é inútil, declaro para o curso deste artigo o número 500000 + -, em comparação com o número de quase 20000 como orientação.

Alguns dias antes da demonstração de seguimento sob o título: “Assembleia para a Liberdade – Berlim Convida a Europa” está constantemente a ser disparada de todos os tubos de agitação disponíveis. O que não surpreende é que os defensores da única verdade ainda não estejam sequer remotamente interessados nos motivos individuais de centenas de milhares. Eles são múltiplos. As pedras angulares das preocupações supostamente deslocadas – medo, tristeza e preocupação. De quê?

Cada vez mais pessoas temem trabalho temporário, perda de emprego, declínio social, pobreza. Medo do futuro/existência. A insuportável compulsão da máscara. Ameaça de multas, intimidação. Restrições de saúde, isolamento social, restrição da educação, redução do bem-estar das crianças. Tão difícil de reconhecer, de compreender? Tão difícil de compreender? Aparentemente, sim.

Mais dois dias, então o que fazemos para disciplinar os cidadãos desobedientes? Ontem, 26 de Agosto, o Senado de Berlim desenhou o suposto palhaço final. Um comunicado de imprensa do Senado de Berlim emitido esta manhã cedo declarou, cito:

Berlim proíbe as manifestações da Corona. O Senador do Interior de Berlim congratula-se com a decisão das autoridades da assembleia. A protecção contra a infecção é o foco. (1)

Assim, a comunicação começa com uma mentira. O Senado, representado pelo político do SPD Andreas Geisel, não está realmente preocupado com o controlo das infecções. Embora seja reivindicado no texto, cito: “Esta não é uma decisão contra a liberdade de reunião, mas uma decisão de protecção contra infecções… Devemos, portanto, ponderar entre o direito fundamental da liberdade de reunião e o da integridade da vida. Nós escolhemos a vida”, mas a realidade é muito menos dramática.

Os números actuais para Berlim, em 27.08. Desde Março deste ano, houve um total de 10934 casos de Covid-19 na capital (com uma população estável de 3,6 milhões de habitantes). Mortes: 226 (2). Cujas vidas estão seriamente ameaçadas por esta manifestação? Após a manifestação de BlackLivesMatter em Junho e a manifestação pela paz em 01.08, que foi uma boa manifestação há três semanas, houve aumentos significativos no número de casos? Não, confirmado pelo RKI. Questionado sobre isto no Berliner Abendschau, Benedikt Lux do Berlin GREENS respondeu de forma reveladora, citando: “Bem, nem uma nem outra foi provada…(3) Mas Sr. Lux, as tabelas do RKI provam-no, mas é preciso ler algo mais a partir delas. Tempos difíceis para os assistentes políticos.

As verdadeiras razões para a proibição demo podem, portanto, ser encontradas no verso da declaração, explicada pelo Sr. Geisel, citando: “Não estou preparado para aceitar uma segunda vez que Berlim está a ser mal utilizada como palco para negadores da Corona, cidadãos do Reich e extremistas de direita. Espero uma demarcação clara de todos os democratas daqueles que, sob o pretexto da liberdade de reunião e da liberdade de expressão, ridicularizam o nosso sistema”.

Isto é o que diz a comunicação oficial do Senado. Quem se tem comportado de forma desdenhosa nos últimos meses? A política para com os cidadãos, ou melhor, vice-versa? Que percentagem da população suporta silenciosamente o pacote de medidas Corona com todos estes acontecimentos incompreensíveis em todos os estratos da sociedade?

Como reagem a política e os meios de comunicação social ao número constantemente crescente de expressões de descontentamento pouco antes de 29 de Agosto? Compreender, aprender? Longe disso. Calúnia, insinuações, classificações, insultos, desacreditação, mesmo depois dos acontecimentos por volta de 01.08. Estas reacções são de uma nova qualidade, será que existem novos nomes? Vamos olhar para trás. Irritações na pós-contemplação de um evento.

Citação: “Vejo algo que vocês não vêem”. A maioria dos manifestantes não terá visto quaisquer direitos – porque eram obviamente tão poucos que se teve de fazer uma busca direccionada para os reparar mesmo na multidão (4).

Esta citação não se encontra na semana após o 01.08., mas no ano 2015. A excitação do ano nessa altura foi a demonstração do TTIP em Berlim. O número surpreendentemente elevado de participantes, a vontade dos cidadãos irritou os políticos e os meios de comunicação social. Antes do evento, campanhas do tipo conhecido, cito:

Demonstração “Stop TTIP”. Histórias de terror a partir da margem direita. Quando mais de 100.000 pessoas se manifestarem em Berlim este sábado contra o acordo comercial previsto TTIP, serão apoiadas por uma ampla aliança. A questão é se devem ficar contentes com isso. Na aliança dos opositores TTIP, sindicatos e associações ambientais marcham lado a lado com nacionalistas da franja de direita (5). Foi assim que a SPIEGEL avisou profeticamente na altura.

Um político solitário de Frankfurt/Main também conhecia 2015, citação: “Mas muito pior: Nazis, nacionalistas nacionalistas, Endgame, Pegida, NPD, AfD, racistas, anti-semitas, artistas de direita foram autorizados a apelar à participação na manifestação. Ninguém protestou contra isto. Não só isso: foram autorizados a participar. Não foram explicitamente não convidados. (6). O jornal DIE WELT também é omnisciente nessa altura, cito: Como a esquerda e a direita se aliam contra a TTIP… Estes são receios exagerados de riscos exagerados (7).

Paralelos impressionantes, se olharmos para as manchetes e anúncios desta semana. O Berliner Tagesspiegel informou os seus leitores em 25.08., citação: “Lateral pensador” manifestação em Berlim. É assim que a extrema direita quer minar o protesto da Corona. (Senador do Interior) Refém vê uma instrumentalização da manifestação da Corona por extremistas de direita. Quase toda a cena é mobilizada (8). Georg Restle da revista ARD Monitor avisou a 24 de Agosto via Twitter, citação (9):

NPD, III. Weg, Compact, IB, AfD: Extremistas de direita mobilizam-se maciçamente para a manifestação de Berlim Corona a 29 de Agosto, para que não surjam mal-entendidos: Aqueles que se manifestam juntamente com estas pessoas sabem o que estão a fazer. E com quem.

O Tagesschau também manipula os seus espectadores com o mesmo mantra, citação: Extremistas de direita mobilizam-se para Berlim (10). Contudo, o Sr. Gensing, pelo facto de ter encontrado a ARD, não transmite aos pagadores assustados da GEZ a realidade sóbria da sua investigação, o suposto perigo do direito, referindo-se à influência sobre os potenciais visitantes de demonstração. Sim, existe o agrupamento do III. Weg, com uns misteriosos 580 membros, a nível nacional. Para as eleições estatais na Saxónia de 2019, o comité eleitoral estatal recusou o III. Pregamos o reconhecimento como partido e, portanto, a admissão à eleição (11). O maléfico NPD, um crescimento da República Federal do pós-guerra. Actualizado com 3600 membros imensamente influentes, com resultados eleitorais em torno de 0,5%, tendência 0 em torno de (12). Quantos por cento das centenas de milhares esperadas em 29.08. deveriam tê-los motivado para os seus objectivos?

Ouviram alguma coisa sobre estes números sombrios da NPD nos últimos meses? Em 2015, podem ser encontradas explicações para a percepção pública irregular, citação: De acordo com uma reportagem da imprensa, onze pessoas em V foram instaladas na liderança da NPD antes dos estados federais apresentarem uma segunda petição para uma proibição contra o partido de extrema-direita…de acordo com isto, três dos altos funcionários de extrema-direita foram liderados pelo Gabinete Federal para a Protecção da Constituição, dois pelo Gabinete do Estado da Baviera e mais dois pelo Gabinete para a Protecção da Constituição na Renânia do Norte-Vestefália. Mais quatro pessoas em V tinham sido colocadas pelas autoridades de protecção constitucional de estados federais individuais. Todas as pessoas em V a nível de gestão tinham sido “desligadas” (13).

Desligado? Será que o Gabinete para a Protecção da Constituição poderia então, se necessário, ligar novamente, ou seja, o V-People nos níveis de gestão? Dito de outra forma, porque é que a política e os meios de comunicação social têm vindo a blasfemar durante semanas sobre uma alegada infiltração na cena da direita, quando o FAZ já noticiou a 8 de Agosto por parte do Gabinete para a Protecção da Constituição, cito: “Segundo o Gabinete Federal para a Protecção da Constituição, os extremistas de direita não tiveram qualquer influência formativa na manifestação da Corona no sábado passado em Berlim. Também depois foram observadas tentativas de extremistas de direita de conquistar a assembleia por si próprios, que não tinham encontrado “nenhuma ressonância reconhecível” (14). Isto não é citado, mas utilizado. Deve ser enganado, já que os números já não conseguem convencer o RKI com argumentos. Devem ser dadas outras razões.

A chamada ala direita da AFD? Sempre um argumento forte no mundo dos media públicos. Mas onde tem estado, a AFD, nos últimos meses? Será que se opôs de forma credível e acima de tudo veementemente à loucura da Corona? Mobilizou-se em 01.08. para a manifestação em Berlim? Não. Porquê actual? Porque a AFD também sabe que agora podemos pontuar de forma rápida e barata. Podemos dizer que estivemos lá. O vídeo de Hoecke, bem… Uma rotina treinada. O resto do burburinho bipartidário é mais uma ingratização do que uma verdadeira convicção.

A verdadeira causa do pânico político? A independência, a facilidade dos organizadores de Querdenken-711 está a dar aos partidos estabelecidos um tempo difícil. Sem regulamentos, sem exclusões, sem ditames e regulamentos do partido, centenas de milhares encontram o seu caminho para as ruas. Poderá ser esta a razão do seu sucesso, camaradas do partido DIE LINKE? Estes falham tão colossais quando se observam as actuais preocupações dos cidadãos que é impressionante. Em vez de lutar de forma credível pelos seus problemas, este partido apresenta-se de uma forma que deixa mais do que um travo suave.

O comité executivo do Partido da Esquerda publicou o seguinte artigo a 24 de Agosto. Claro que os racistas também têm direito a um discurso sensível ao género (15), Citação, A 29 de Agosto de 2020, ainda mais apoiantes de narrativas de conspiração, racistas, islamófobos, anti-semitas, negadores do Holocausto e de extrema-direita da AfD, NPD a Cidadãos do Reich, III. Weg e as Escolas Nazi vêm a Berlim e aproveitam a oportunidade de uma audiência inesperadamente grande.

Até agora, tão arrogante. Aqui fica muito mau, cito: Recusar alojamento aos que chegam e queixar-se aos hotéis e empresas de autocarros. Contradigam os mentirosos* e a sua banalização da pandemia!

Dei uma vista de olhos ao pequeno grupo de pessoas presentes nas contra-demonstrações de 01.08. Não senti sol no meu coração, o desejo de respirar um suspiro de alívio. Apenas ódio nu e tedioso neste belo dia. Quando o microfone KenFM foi reconhecido, ressoou no coro – os nazis fogem e fogem. Violência verbal bruta. O director-geral do Sindicato Alemão de Jornalistas, Jörg Reichel, orário em 23.08., cita: “Aconselhamos urgentemente o Jornalista:innen contra uma acreditação para o pensamento lateral711. Esperamos um número de dois dígitos de ataques ao Jornalista:innen pelos participantes na manifestação durante o fim-de-semana – até e incluindo lesões físicas (16). Deixem-no funcionar.

Desde o comunicado de imprensa, tem havido uma discussão acalorada na rede. Falta de compreensão, pouca surpresa, consternação sobre o então temido caminho da política.

A DPA entrega e a revista Focus procura e encontra, naturalmente, confirma, citação no Twitter (17): Apelos à violência e ao uso de armas: Corona nega incitar à “Tempestade em Berlim” após a proibição de demonstração. O Tagesspiegel coloca as pessoas certas no local (18), citação: “Sturm auf Berlin” (Tempestade sobre Berlim) Perito adverte contra a violência no fim-de-semana após a proibição de demonstração. Depois de Berlim ter proibido as demonstrações contra a política da Corona, há apelos à violência na rede. O Senador do Interior falou de ameaças contra a polícia.

Apenas alguns círculos estão satisfeitos com o facto de a tendência do Twitter que invade Berlim à noite se ter iluminado imediatamente no mundo profundo e difícil de seguir no mundo dos meios de comunicação social. Corona – e os entendedores de máscara, o Antifa. Já sabiam em 20.08.: Corona-Demo – Esta será uma marcha nazi

Quem é mais susceptível de cometer violência em 29 de Agosto? Quem está a ameaçar a violência? Os organizadores de Querdenken-711, os potenciais participantes ou o Senado de Berlim? Como interpretar as seguintes linhas do Senador do Interior de Berlim, que é citado no WELT em 26.08. como segue (19), citação

“O Estado não pode ser enganado… O Senador do Interior Geisel anunciou uma acção consequente da polícia, caso ainda se formem grandes multidões de pessoas”.

Uma acção consistente significa que não há espaço para o diálogo. Uma acção consistente equivale a cenários violentos. É ridículo minimizar isto. Em 01.08. o mundo ficou impressionado com centenas de milhares de pessoas pacíficas que saíram à rua pelos seus direitos básicos. Serão estas imagens tão insuportáveis para SPD, GREENS, LEFT, CDU e FDP? Nem uma só voz das partes estabelecidas mostra uma pista de compreensão pelas preocupações e necessidades dos cidadãos. Isso é chocante.

O semanário DIE Zeit sabe porque é que o diálogo com pessoas indisciplinadas é inapropriado, citação

Nova dureza. A proibição da manifestação da Corona em Berlim está correcta. Por razões epidemiológicas, mas também por razões políticas. Os políticos não devem continuar a ter medo do direito.

Quatro frases, quatro vezes inverdades. É isso que irá moldar a ZEIT em 2020. Conformista e ingratizante. Sem carácter e espinha dorsal.

  •  Há meses que as medidas Corona não representam dificuldades do Estado contra os cidadãos?
  • A proibição não é correcta, porque este país ainda se define a si próprio como uma democracia
  • As razões epidemiológicas já não estão comprovadamente presentes
  • As razões políticas são artificialmente construídas para disciplinar e disciplinar
  • A política e o Estado nunca tiveram medo do direito, porque contribuem activamente para a NSU, Halle, NPD e outras tendências de direita real e comprovadamente co-financiam-nas.

O facto de quase todos os meios de comunicação social públicos, o panorama impresso tão irreflectido do Bückling antes da execução da política governamental, é uma tragédia para o trabalho de imprensa neste país.

Portanto – até 29.08.2020 a Berlim.

Vamos dar ao povo da Alemanha e da Europa as imagens que os políticos querem agora impedir.

Cidadãos íntegros, com o simples desejo de regressar à velha normalidade. Derruba o sentimento de incerteza sobre o futuro. Livre para respirar sem máscara. Fazerem-se ouvir em voz alta e gritar –

Há mais de nós. Junte-se a nós.

Pacificamente. Sem violência.

Fontes:

  1. https://www.berlin.de/sen/inneres/presse/pressemitteilungen/2020/pressemitteilung.980587.php
  2. https://experience.arcgis.com/experience/478220a4c454480e823b17327b2bf1d4/page/page_0/
  3. https://www.rbb-online.de/abendschau/videos/20200826_1930/infektionsschutz-demo.html
  4. https://www.lobbycontrol.de/2015/10/diffamierung-des-ttip-protests-einige-hinweise-zu-heimlichen-anfuehrern/
  5. https://www.spiegel.de/wirtschaft/soziales/ttip-bei-der-demo-marschieren-rechte-mit-kommentar-a-1057131.html
  6. https://www.facebook.com/Jutta.Ditfurth/posts/766617313467889/
  7. https://www.welt.de/debatte/kommentare/article147473285/Wie-sich-Linke-und-Rechte-gegen-TTIP-verbuenden.html
  8. https://www.tagesspiegel.de/berlin/querdenker-demonstration-in-berlin-so-will-die-extreme-rechte-den-corona-protest-unterwandern/26123250.html
  9. https://twitter.com/georgrestle/status/1297886013705068546
  10. https://www.tagesschau.de/investigativ/corona-demo-rechtsextremismus-101.html
  11. https://de.wikipedia.org/wiki/Der_III._Weg#Wahlteilnahmen
  12. https://de.statista.com/statistik/daten/studie/320957/umfrage/ergebnisse-der-npd-bei-den-landtagswahlen/
  13. https://www.sueddeutsche.de/politik/verfassungsschutz-elf-v-leute-waren-in-der-npd-spitze-1.2479701
  14. https://www.faz.net/aktuell/politik/inland/corona-demo-nur-einzelne-rechtsextreme-16894746.html
  15. https://www.die-linke.de/partei/parteistruktur/parteivorstand/2018-2020/beschluesse/detail/news/unterstuetzung-des-aufrufs-solidaritaet-statt-schulterschluss-mit-nazis/
  16. https://twitter.com/ver_jorg/status/1297554617878958080
  17. https://twitter.com/focusonline/status/1298614599235842049
  18. https://www.tagesspiegel.de/berlin/es-wird-zum-sturm-auf-berlin-aufgerufen-experte-warnt-nach-demo-verbot-vor-gewalt-am-wochenende/26130540.html
  19. https://www.welt.de/politik/deutschland/article214314586/Berlin-verbietet-Corona-Demonstrationen-am-Wochenende.html

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar o artigo.

+++

Fonte da imagem: footageclips / shutterstock

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião do pessoal editorial.

+++

Gosta do nosso programa? Informação sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora também nos pode apoiar com as Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort