Perguntas sobre Hanau. O código 18 ganha outro significado

e como funciona um sistema municipal de alerta precoce contra o terrorismo de direita?

Um comentário de Bernhard Loyen.

Dois eventos marcantes caracterizam o ano jovem. Ambos estão unidos pelo aprofundamento da divisão da sociedade deste país. A palavra do momento para muitas pessoas – porquê?

Porquê tanto ódio? Porquê tantas interpretações erradas? Porquê tantas visões diferentes dos processos e eventos sociais? Porquê tantas inconsistências?

Após a erupção política devido às eleições na Turíngia, agora o evento, o corte em Hanau. 11 pessoas morreram. Para muitos telespectadores, a situação parece ser rapidamente e finalmente esclarecida. Para alguns, as perguntas permanecem sem resposta. Por parte dos políticos, eles estão variavelmente chocados, emocionalmente comovidos superficialmente, não surpresos, mas impressionados. Mais uma vez, os meios de comunicação social desempenham o papel principal e motor na definição da situação.

No dia seguinte aos assassinatos, a ZDF transmitiu um exemplo muito exemplar no formato Markus Lanz (1,32 milhões de telespectadores (1)). Foram convidados (2): um jornalista investigativo e especialista em extremismo, um cientista forense, um comissário de detectives, um político verde com antecedentes migratórios e importante, um especialista em desinformação, notícias falsas e extremismo de direita.

Citação do psiquiatra Nahlah Saimeh da emissão de 20.02.(2): “É um ato de motivação política racial, no sentido de um ato de violência no espaço público, eu não diria deliberadamente terror. É certamente entendido como terror, mas nem tudo o que é entendido desta forma é… É um ato de motivação extremista, um ato de violência, no espaço público, por uma personalidade complexamente perturbada.

O convidado colocado ao seu lado, o chefe da Associação dos Investigadores Criminais Alemães Sebastian Fiedler, sentiu-se compelido a expandir imediatamente a análise do alegado autor do crime.

Citação: …mas quase certamente descobriremos depois que ele não era realmente auto-suficiente, administrando por conta própria. Ficaria muito surpreendido se esta radicalização tivesse tido lugar sem qualquer contacto externo e se não tivesse sido levantada em alguns fóruns, com outras pessoas…

Gostaríamos de lhe perguntar espontaneamente, porquê esta adição de um oficial superior da polícia? Será que ele sabe mais do que está a sugerir, experiência? Ele tem alguma informação que possa ser relevante para o Estado Profundo? Estado profundo? Felizmente, Patrick Gensing, da redacção da ARD Tagesschau da Faktenfinder, está sentado um lugar mais à frente, cito:

Markus Lanz: …pode explicar isso de novo? Este Estado Profundo, é a ideia de um segundo Estado dentro do Estado, por assim dizer, ou o que é isso?

Patrick Gensing: …essa é uma ideia que pode ser encontrada em praticamente todas as teorias da conspiração. A idéia por trás disso é um pensamento profundamente anti-semita, então essa teoria da conspiração parte sempre de forças secretas em segundo plano, e essa é a clássica teoria da conspiração anti-semita.

O assassinato dos nove cidadãos de Hanau em 19 de fevereiro (além do suposto assassino e sua mãe) é atribuído um motivo terrorista de direita por parte do suposto atirador. Os grandes círculos têm a certeza de que Tobias R., que foi encontrado morto, deve ser o assassino.

Até 19.02. ele não foi alegadamente notado por nenhuma autoridade, conhecido ou registrado com relação às chamadas atividades de direita. Nenhuma afiliação de grupo ou partido que possa ser atribuída ao chamado meio-direita. Ninguém tinha reparado nele. Ai sim?

Pelo menos Tobias R. reconheceu a si mesmo como conspícuo. Ele recorreu várias vezes às autoridades oficiais, como é agora conhecido, em busca de ajuda. No dia seguinte, o Tagesschau informou que Tobias R. tinha contactado pela última vez uma instituição em Dezembro de 2019. Ele também apresentou uma queixa criminal contra uma “organização de serviços secretos desconhecida” diretamente na Procuradoria Geral da Suíça.

Citação: Na carta, o suposto assassino escreveu sobre um “crime permanente contra estrangeiros” e “alta traição” contra os alemães. O conteúdo coincide em grande parte com o seu “manifesto”, que ele publicou na sua homepage. (3) Ninguém viu ou diagnosticou nele um perigo potencial para si mesmo ou para os outros (4)?

Por que o jornal BILD foi capaz de oferecer mais uma vez o psicograma completo, incluindo um site da Internet supostamente desconhecido e o conteúdo de um panfleto de acompanhamento em vídeo suburbano, horas após os eventos?

Os assassinatos aconteceram por volta das 22:00h. A partir das 00:41 da manhã, BILD informou online sobre os eventos (5). Por volta das 03h30, BILD transmitiu uma conversa telefônica com o prefeito de Hanau, que não pôde confirmar se era um ou mais perpetradores (6). A partir das 04:00 da manhã, o Ministério Público Federal assumiu a investigação (7). Por volta das 06:30 BILD emitiu um vídeo que relatou que às 03:02 da manhã a SEK tinha invadido uma casa na qual tinham encontrado duas pessoas mortas (8). Tobias R. e a mãe dele. O pai ileso, que também estava presente, foi levado pela polícia. O ZDF Morgenmagazin reportou às 6:10 da manhã com um repórter no local em Hanau e falou de um ou mais perpetradores(9). Pouco antes das oito horas, BILD foi capaz de relatar em forma compacta novamente: O site de Tobias R. foi anunciado, com o suposto perpetrador, manifesto e vídeos na posse do jornalista no local, combinado com uma primeira análise ao vivo(10).

Agora surgem algumas questões quanto ao porquê:

  • Porque é que desde esta semana a maioria dos relatórios são apenas sobre dois locais de ataque? O bar de shisha Midnight e o quiosque (Arena). Em um vídeo de imagem uma boa dez horas (a primeira vez 04:30 (11)) após o crime, o repórter fala de três cenas de crime e das respectivas vítimas, o bar de shisha Midnight e o bar lounge La Votre (12). Depois do crime, o perpetrador foi à cena do crime número três, o quiosque.
  • Porque é que isto é apresentado no actual artigo da Wikipédia, ou seja, a variante de duas cenas finais de crime (13)
  • Porque é que a única fonte de câmara de vigilância que pode ser encontrada por Tobias R. pixelated, enquanto os vídeos do seu alegado site são mostrados sem pixéis em todos os meios de comunicação? (14,15)
  • Porque é que as gravações das câmaras de vigilância das três localidades em lado nenhum são mencionadas em termos de investigação, ou seja, esclarecimento.
  • Porque é que a BILD é novamente o único meio de divulgação de uma foto de Tobias R. na Arena do Quiosque, alguns dias antes do evento. Então havia uma câmera pelo menos aqui (16)
  • Por que a BILD foi capaz de realizar pesquisas precisas sobre a presença na Internet no curto espaço de tempo das três da manhã às oito da manhã, com a página não sendo ativada até as 6:55 da manhã do dia 20 de fevereiro de 2020 e ficando novamente off-line pouco depois das nove? (17)

Estas questões são demasiado triviais, demasiado teóricas de conspiração, não são adequadas ao assunto em questão? Então eu gostaria de perguntar por que Markus Lanz não fez a única pergunta apropriada ao jornalista investigativo e especialista em extremismo Olaf Sundermeyer? Nomeadamente, que tipo de problema nazista Hesse realmente tem? Porque perguntam a Hessen, este problema só se encontra nos cinco novos estados federais? Não é bem assim.

Primeiro, vamos dar uma olhada no Hesse. Em 21.02.2020, o Hessenschau publicou uma lista de 15 atos de violência de extrema-direita na história do estado de Hessen entre 1974 e 2020, com um total de 20 fatalidades (18)

O primeiro-ministro de Hesse, Bouffier, foi autorizado a fingir o seguinte na câmara sem comentários no programa Monitor de 20.02, citação: “Antes de mais, chegou a hora de uma pausa simples e comovente. Georg Restle afirma no mesmo programa que a AFD na Turíngia tinha preparado o caminho para o terrorista de Hanau. (19) Por que um jornalista formula uma coisa dessas quando definitivamente deveria saber melhor? Porque ele quer formulá-lo dessa forma. Que o Sr. Bouffier quer fazer uma pausa tem outras razões.

Ele deve considerar como ele quer continuar a justificar HessenWarn. HessenWarn é um aplicativo que o estado de Hesse oferece para download desde novembro de 2019. Para quê? Citação: O novo aplicativo gratuito do estado oferece outras novas funções de alarme importantes, além dos alarmes comprovados contra situações perigosas inesperadas (descobertas de bombas, grandes incêndios com irritação de materiais perigosos, avisos de tempestades, ataques terroristas e muito mais). (20). Somente o provedor, o estado de Hesse, sabe o que os usuários do aplicativo baixaram em seus dispositivos móveis. Como lembrete, os empregadores compraram o pacote de monitoramento de 2018 da empresa americana Palantir, apropriadamente chamada Gotham. Citação: “Os policiais de Hesse são (…) treinados no uso de software da empresa americana Palantir, a fim de tomar medidas mais direcionadas contra o terrorismo islâmico e o crime organizado” (21). Volker Bouffier anunciará se o pacote de serviços também incluiu o CD-Rom para terrorismo de extrema-direita após a pausa.

Sua Ministra do Interior, Beuth, já declarou com base nos eventos de Hanau, citando: “Agora vamos expandir este pacote de serviços e desenvolver um sistema municipal de alerta precoce. Todos devem poder participar a qualquer momento através da aplicação. Será dado um enfoque especial ao extremismo. Qualquer pessoa que veja uma suástica a manchar no parque infantil pode enviá-la imediatamente como uma foto de telemóvel para o gabinete de registo. Já temos vários municípios que querem participar. O prefeito de Hanau, Claus Kaminsky, já nos prometeu seu apoio (22) . Não seria tão triste…

Em 15.10.2019, o Tagesschau informou que existem atualmente 43 pessoas em perigo de extinção do espectro certo na Alemanha (23). Desde Hanau que sabemos, deve ter havido 44, porque o Tobias R era supostamente desconhecido. O que acontece agora com os outros 43? Eles continuarão a ser observados. Nas próximas semanas, tornar-se-á evidente porque Tobias R supostamente não foi observado, embora ele tenha feito tudo para atrair a atenção.

Em 15.02.2020, o Die Zeit anunciou, citando: “Doze suspeitos de terrorismo de direita estão sob custódia. A célula terrorista teria planejado ataques contra políticos, requerentes de asilo e muçulmanos para abalar a ordem social da República Federal (24). Não há nada de errado com isso, a não ser a cela? Isso significa que todos eles vêm de um estado federal, possivelmente de uma região no leste? Não é bem assim. As cabeças estavam na Baviera, Renânia do Norte-Vestefália e Baden-Württemberg. Foram encontrados ajudantes em Rhineland-Palatinate e, graças a Deus, em Saxónia-Anhalt.

Um documentário recente da WDR mostra como os políticos deste estado geralmente lidam com o perigo da direita, usando o exemplo da mais recente célula terrorista. A conversa foi principalmente sobre as atividades do homem V, que esteve presente na reunião em Minden. Durante vários meses ele já tinha fornecido informações ao Gabinete para a Protecção da Constituição, onde aparentemente é considerado credível (25).

Um pouco mais vigorosamente formulado, tudo como antes, tudo como de costume. O Estado, chamemos-lhe Estado Profundo, constrói-se conforme as necessidades, recruta, equipa, equipa, financia, observa, tolera e deixa as coisas acalmarem até que a tampa voe. Se a tampa voa muito alto, o assunto fica muito quente, termina de forma pouco atraente e inacreditável, como no caso da NSU, e os factos são mantidos sob fechadura e chave durante 120 anos, como em Hessen. O Sr. Bouffier certamente fez uma pausa mais longa antes da assinatura necessária. Que papel trágico Tobias R. desempenhou e ainda desempenha neste péssimo drama de uma sociedade paralela de Estado certamente só será notado por alguns poucos cidadãos interessados.

Fala-se muito sobre as raízes do ódio. Podes adivinhar o que está para vir. Em toda a república, a AFD é culpada pela agitação no país. Há uma discussão sobre linguagem e conteúdo. Citações de políticos da AFD estão relacionadas com o evento em Halle, com o conteúdo do manifesto de Tobias R. e os mortos em Hanau.

Muitas pessoas acham isso ótimo no momento, portanto um pequeno teste? Quatro vezes – Citação do Manifesto Tobias R. ou AFD?

Tornou-se necessário, no entanto, que consideremos muito cuidadosamente onde a receptividade da nossa sociedade se esgota e onde a razão social e a responsabilidade são as “paragens”.
Os turcos não são apenas impossíveis de assimilar, eles também são difíceis de integrar”.
“Não há mais espaço para mais imigração”. Isto significa que qualquer pessoa que aqui fixe residência permanente deve aprender a língua alemã, ter seus filhos ensinando a língua alemã e respeitar a lei e a constituição.
“Nós temos problemas na Alemanha com estrangeiros. (…) Problemas que agora são profundamente preocupantes e comoventes: com a criminalidade, com o desemprego muito elevado entre os estrangeiros, com conflitos sociais não resolvidos, mesmo com o resto da população residente.
E?

  1. Resposta a 1: Ambos errados: Willy Brandt (SPD) na sua declaração governamental de 1973 (26)
  2. Resposta a 2: Ambos errados: Alfred Dregger (CDU) num discurso no Bundestag de Bonn em 1982 (27)
  3. Resposta a 3: Ambos errados: Otto Schily (co-fundador dos Verdes, então SPD) em uma entrevista de jornal em 1998 (28)
  4. Resposta a 4: Ambos errados: Um certo Friedrich Merz (CDU) num evento da campanha eleitoral da CDU em 2000 (29)

Estes exemplos podem ser continuados para sempre. Será que eles beneficiam a discussão actual? Quando e por quem era Tobias R. nascida em 1977 foi radicalizada? Não haveria problemas, nem anti-semitismo, nem radicalismo de direita, nem populistas de direita se a AFD não existisse? Porque é que a AFD existe de todo? Uma semana depois de Hanau, ontem na Turíngia, na quarta-feira de cinzas políticas, diante de uma platéia entusiasmada, que disse as seguintes palavras, cito: “Isto aqui não é Berlim-Kreuzberg… “Isto é no meio da Alemanha, e isto é o que a Alemanha parece. Não, ainda não é membro da AFD, mas o homem BlackRock, para os planos do governo Black-Green no próximo ano, Friedrich Merz (30)

O uso de uma linguagem provocadora na política atravessa as décadas. Quem também falou ontem, cita: quando o vernáculo se torna popular, Bayern Stop (28) Era Robert Habeck, dos Verdes, na quarta-feira de cinzas políticas, em Landshut. Isso tem mais estilo? O seu público também aplaudiu.

O número 18 é considerado um código nos chamados círculos da direita, um sinal das letras A e H. Entendeu? (31) Desde este ano, tive outra forma de uso: 18 = toda hipocrisia.

Demasiado plana para qualquer um, variável também é bem-vinda:

18 = Atenção! Interrogatório!

Fontes:

  1. http://www.quotenmeter.de/tag/markus+lanz
  2. https://www.zdf.de/gesellschaft/markus-lanz/markus-lanz-vom-20-februar-2020-100.html
  3. https://www.tagesschau.de/investigativ/swr/hanau-video-103.html
  4. https://www.t-online.de/nachrichten/deutschland/id_87372744/schuesse-in-hanau-terrorverdaechtiger-tobias-r-schrieb-strafanzeige.html
  5. https://www.bild.de/archive/2020/2/20/index.html
  6. https://www.bild.de/video/clip/news-inland/buergermeister-nach-bluttat-in-hanau-ein-abend-den-man-sich-schlimmer-nicht-vors-68910100-68910442.bild.html
  7. https://www.generalbundesanwalt.de/SharedDocs/Pressemitteilungen/DE/aktuelle/Pressemitteilung2-vom-20-02-2020.html
  8. https://www.bild.de/video/clip/frankfurt-regional/taeter-von-hanau-ist-tot-um-3-02-uhr-sprengt-das-sek-die-tuer-zu-seinem-haus-68910838.bild.html
  9. https://www.tagesschau.de/inland/hanau-schuesse-tote-101.html
  10. https://www.youtube.com/watch?v=vi1tRXI0zGg
  11. https://www.bild.de/video/clip/frankfurt-regional/bild-reporter-in-hanau-gespenstische-stimmung-auf-der-strasse-liegen-projektile-68910638.bild.html
  12. https://www.op-online.de/region/hanau/hanau-hessen-terror-schuesse-shisha-bar-tote-terror-wissen-nicht-zr-13549487.html
  13. https://de.wikipedia.org/wiki/Anschlag_in_Hanau_2020
  14. https://www.t-online.de/nachrichten/deutschland/id_87384128/anschlag-in-hanau-tobias-r-soll-zwei-opfer-aus-auto-erschossen-haben.html
  15. https://twitter.com/SeloSays_DTG/status/1231140057697980416
  16. https://www.bild.de/politik/inland/politik-inland/hanau-spioniert-terrorist-tobias-rathjen-hier-moegliche-anschlagsziele-aus-68935002.bild.html
  17. https://web.archive.org/web/*/http://www.tobias-rathjen.de/
  18. https://www.hessenschau.de/gesellschaft/bomben-brandsaetze-schuesse-eine-chronik-rechtsextremer-gewalttaten-in-hessen,rechte-gewalt-chronik-100.html
  19. https://www1.wdr.de/daserste/monitor/sendungen/thueringen-wahl-104.html
  20. https://www.hessen.de/presse/pressemitteilung/hessenwarn-bereits-80000-mal-heruntergeladen-0
  21. https://www.spiegel.de/netzwelt/netzpolitik/palantir-software-polizei-hessen-kauft-bei-umstrittenem-us-unternehmen-a-1201534.html
  22. https://www.welt.de/politik/deutschland/article206064631/Extremismus-Hessens-Innenminister-plant-Meldeplattform-fuer-Buerger.html
  23. https://www.tagesschau.de/inland/rechtsextremismus-gefaehrder-101.html
  24. https://www.zeit.de/gesellschaft/zeitgeschehen/2020-02/rechtsextremismus-rechte-terrorzelle-bundesgerichtshof-festnahmen-untersuchungshaft
  25. https://www1.wdr.de/nachrichten/westfalen-lippe/Minden-luebbecke-mutmassliche-rechtsterroristen-auftakt-100.html
  26. https://www.faz.net/aktuell/feuilleton/sarrazin/analyse-deutschland-ein-einwanderungsland-wider-willen-1580276.html
  27. https://www.migazin.de/2013/08/08/tuerken-sind-nicht-nur-nicht-zu-assimilieren-sie-sind-auch-nur-schwer-zu-integrieren/
  28. https://www.berliner-zeitung.de/kein-spielraum-mehr-fuer-weitere-zuwanderung-schily-auslaender-sollen-deutsch-lernen-li.16365
  29. https://www.youtube.com/watch?v=Bk8glDFPtwU
  30. https://www.n-tv.de/politik/Wie-Merz-sich-in-Apolda-feiern-laesst-article21604611.html
  31. https://www.youtube.com/watch?v=6CCK4OQeGdI

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar o artigo.

+++

Fonte da imagem: Pacific Press / Shutterstock

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.

+++

Gostas do nosso programa? Informações sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.

BitCoin endereço:18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort