“Eu digo-vos, o fascismo está a voltar!”

(citação do filme: JFK, cena do crime de Dallas)

Um comentário de Rüdiger Lenz.

O fim da humanidade chegou, se você ler a mídia não só neste país. O jornalista Marc Pitzke, de Nova York, escreve artigos sensacionais para Der Spiegel, o negador do vírus (1). O que isto significa é, quem está surpreso, o Presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo o jornalista Spiegel, Trump minimizaria a morte do vírus corona em Nova York e os dramáticos efeitos do vírus em Wall Street, e não tomaria nem mesmo medidas sérias contra o vírus. Poder-se-ia pensar que a moeda mais importante para os chefes de Estado no nosso tempo é a prudência. Isto é algo que já sabemos pelo Presidente russo Vladimir Putin, contra quem a OTAN está a realizar uma manobra mesmo antes da fronteira russa. A propósito, este é um evento de massa. Será que se separará porque o coronavírus pode enfraquecer ou até dizimar as tropas? Se Trump agisse tão imprudentemente como o presidente turco está agindo na Síria neste momento, ele daria luz verde à indústria farmacêutica norte-americana para uma inoculação global completa de todas as pessoas que vivem lá.

A minha tagarelice de ontem

Na boa e velha Alemanha, em todo caso, o hype do coronavírus quebrou completamente. Muitos aqui provavelmente pensam que é ainda mais terrível do que o vírus Ébola e não percebem que o negócio de alarmismo está em pleno andamento aqui. Negadores de vírus, a palavra desencadeia muitos no medo. Ninguém mais fala ou escreve sobre Greta Thunberg e o neurotismo antropogênico, que a terra está prestes a afundar. Já há treze anos a Bild-Zeitung (2) escreveu que em treze anos a terra perecerá por causa das mudanças climáticas. Isso é o que os cientistas diriam. 2020 e nós ainda estamos vivos. Quem teria pensado isso em 2007! Se você mantém as pessoas constantemente com medo, você se certifica de que essas pessoas entrem em estresse. Se uma pessoa está permanentemente sob estresse e não pode aliviá-lo, e mais estresse é adicionado, então o simples cérebro sapiens transforma-o em um predador e, em seguida, é tudo sobre a salsicha dentro. Eu mesmo como um pouco ou sou transformado em salsicha?

Esta questão transforma o subconsciente numa atitude diária com a qual toda a vida quotidiana e o sono são permanentemente vaporizados. Ergo, esta pessoa, não importa se summa cum laude ou triplo doutorado e cátedra, não pode mais pensar claramente e faz tudo o que é exigido de seu alfa como instrução de solução. E como a horda bem comportada aceita os atores políticos como animais alfa, uma vez apareceu um homem, Walter Lippmann, e escreveu todas as coisas necessárias para deixar os burros continuarem a fazer coisas simples e, se possível, não interferir quando se trata de trapaças dentro das ordens democráticas.

Negadores de vírus, negadores de clima, negadores de esquerda, negadores de mainstream. Numa democracia, não se deve perceber que é uma democracia de fachada. E então, algumas décadas depois, Daniel Kahnemann apareceu e mostrou ao povo por trás do trono como tomar decisões que nunca tomariam se tivessem consciência do seu poder de decisão. A minha vontade é a sua necessidade – por isso foi galardoado com o Prémio Nobel. Sim, desta forma a democracia está sendo devorada muito lentamente, como foi feito na Turíngia pelo Primeiro-Ministro Bodo Ramelow com uma diligência sem precedentes. Quem chega ao poder com votos da AfD, ou seja, se torna Primeiro Ministro, deve deixar-se abraçar e acarinhar pelo antifa. O facto deste actor político Bodo Ramelow ter agora eleito ele próprio um homem da AfD como vice-presidente do parlamento do Estado e justificá-lo com a democracia, valeu-lhe até vários chapeau’s em alguns círculos (9/10).

A justificação de Ramelow para o seu voto na AfD foi que ele respeitava as regras do parlamento e que queria tornar a comissão eleitoral para juízes e procuradores capazes de agir novamente. Eu voto na AfD e a minha eleição é um acto heróico para o Parlamento. “Acho a equação da Esquerda e da AfD simplesmente insuportável”, disse ele ao Süddeutsche Zeitung ainda no dia 14 de fevereiro (3). Bem, então o que me interessa a minha fofoca de ontem, pode ter sido a sua máxima. A propósito, o arqui-inimigo Björn Höcke usou seu voto para eleger Birgit Keller, deputada pela Esquerda, como presidente do Landtag mesmo antes do desastre no início de fevereiro de 2020. Sem gritos da esquerda na Turíngia, nem mesmo da presidente do estado e autoproclamada especialista em fascismo Susanne Hennig-Wellsow. Um junta-se ao demónio de bom grado, se ele chamar para o aperto da comida.

O que está a acontecer neste país? Qualquer pessoa que não pertença aos formadores de opinião locais, ou seja, que tenha a sua própria opinião, é difamada e é um nazi. De acordo com a estratégia da esquerda na Turíngia, até mesmo seu primeiro-ministro é agora provável que seja um simpatizante nazista. Afinal, de acordo com o pensamento da esquerda no parlamento estadual da Turíngia, ninguém pode sequer olhar para alguém da AfD, aquele útero fértil de Hitler. Escolher uma pessoa assim seria suicídio político. Bodo Ramelow escolheu um homem da AfD com o seu voto. Se o Antifa, que acenou com uma bandeira em frente ao edifício quando foi eleito Primeiro-Ministro, deixou claro a todos no edifício que tinham de ser eleitos hoje, caso contrário haveria uma tareia, agora também tinha de espancar o Primeiro-Ministro? Mesmo no campo da esquerda, o capital está sendo flertado e não quer mais do que poder a qualquer preço. Se a Sra. Susanne Hennig-Wellsow, delegada no parlamento estadual da Turíngia e presidente regional da Die Linke na Turíngia, fala sobre os métodos fascistas da AfD na ZDF com Markus Lanz, a pessoa prende a respiração, sobre tantos absurdos construídos, que ela libera como seu conteúdo de significado para um AfD-fascismo. Demasiada simpatia é um método fascista, olhar nos olhos no elevador e sorrir é um método fascista. E, som original: eu mesmo fui recentemente molestado por um delegado da AfD, hum, o corpo não precisava acompanhar o meu caminho (7).

Breve história do fascismo

Como você se torna como este honorável Sr. Ramelow e como você se torna para que tudo o que aconteceu, no traje negro dos ativistas antifa, também seja protegido e seja chamado de bom? Porque o que aconteceu no palco político na Turíngia entre o início de Fevereiro e o início de Março de 2020 é exteriormente muito diferente de como a AS protegeu a NSDAP e os seus membros, mas, e isto é o que realmente importa no final, no sentido psicológico não há qualquer diferença significativa.

Não há boa violência, não há boa coerção, não há estupro pacífico, para falar sem rodeios. O parágrafo de autodefesa também exclui a violência preventiva, como faz o Antifa. O fascismo, e mesmo aqui no KenFM isto pode não ser conhecido por muitos, tem suas raízes na palavra latina Fascic (4), que significa coesão, agrupamento e algo como uma orientação de todos para a mesma coisa. Todos se unem, é um ditado alemão. O fundador do fascismo moderno, Benito Mussolini, que em italiano também era chamado Duce del Fascismo (líder do fascismo), tinha uma bandeira para o seu estandarte, na qual se podia ver um Fascis com um machado como símbolo. A interpretação é clara: quem quer que saia do feixe, da corda, é castigado com a morte. No Congresso americano, dois fascis (fasces) são representados (5+6) à direita e à esquerda da bandeira americana, semelhantes aos que Mussolini tinha para o seu padrão. O simbolismo dos fascistas, ou seja, a idéia básica do fascismo, sua equalização de todos os objetivos sociais, militares, políticos, burocráticos e financeiros, remonta aos etruscos. Foram os romanos que retomaram a sua importância e foram os primeiros a transferir este poder imperial para o mundo então conhecido. A medicina também conhece a fácies. As fácies que crescem ao longo de todos os nossos músculos também são conhecidas como bainhas musculares retificadoras, que dão aos músculos a sua direcção, flexibilidade e estabilidade. Nos desportos profissionais, o massagista proporciona estas fácies especialmente para a resistência e flexibilidade do atleta e mantém-nas elásticas para que o músculo faça aquilo para que está treinado da melhor maneira possível. Então o que é o fascismo? Pode haver um fascismo de esquerda, tal como há um fascismo de direita? Eu acredito que estas são perguntas enganosas. A forma como nos tornamos seres humanos na nossa sociedade é através dos criadores que nos ligam e nos ligam aos mesmos fios, aos nossos fascis mentais e emocionais. Eram Mao e Stalin fascistas neste sentido?

O outro abuso de crianças, aquele que nós também experimentamos

Eu mesmo não conheço ninguém que tenha descrito o seu devir com mais detalhes do que o historiador Michael Hüter (8) com o que ele chama de infância 6.7 e publicado em forma de livro. Berthold Brecht escreveu: “O útero ainda é fértil, do qual este rastejou. Isto é exactamente o que Hüter descreve em 479 páginas, incluindo referências. Hüter descreve o útero do qual nasce a nossa destrutividade e descreve a sua própria forma subtil. Pois assim como a nossa sociedade, o útero, permite ao ser humano amadurecer como ser humano, nada mais pode sair dele do que pessoas que constantemente procuram substitutos para o que foi retido ou destruído neles como uma criança pequena. Toda pessoa que nasce nasce para dar amor e para receber amor. Mas aquele que permanece em busca de ambos é elevado e vê apenas a sua própria reflexão murcha em tudo e em todos. E para isso a nossa sociedade criou o mercado e o consumismo. O mercado produz constantemente bens substitutos para a nossa perda de empatia e amor. Aqueles que foram desenvolvidos estão ambos em seu poder, estão fundamentados e não podem, na verdade, nada mais querem do que tomar sua própria vida em suas próprias mãos. Quase toda a superestrutura política não é mais necessária para isso. Mas, e isso é o grotesco, apenas aqueles que estão em seu poder, de castigo e levam a vida em suas próprias mãos, são marcados socialmente indignos por aqueles que não estão de castigo, não estão em seu poder e que tiveram seu conceito emocional arrancado no decorrer de suas vidas. Irre, Wir behandeln die Falche, é um livro sobre isto de Manfred Lütz, ou Das falsche Leben: Causas e consequências da nossa sociedade normopática, por Hans-Joachim Maaz. Quanto mais real você se torna, mais irreal tudo se torna, John Lennon disse uma vez ao excepcional boxeador Mohammed Ali.

Qualquer busca por uma solução política no actual estado da política acabará no impasse de um ismo ou de um ideal, se os políticos tomarem conta dele e não o próprio homem. Hans-Joachim Maaz, especialista em neurologia e psiquiatria e psicoterapeuta, diz claramente: “Estou indignado com o desenvolvimento amargo e trágico de que as crianças não possam mais crescer de uma forma adequada à espécie, que a função da família como fonte de estabilidade esteja sendo sacrificada no altar da economia e da ideologia, e que a prática educacional atual dificulte o desenvolvimento das crianças e as faça adoecer mais do que as ajude a se tornarem personalidades livres, saudáveis, ativas e criativas. A infância decide sobre a capacidade de desenvolver uma democracia de alma interior, ou seja, de suprimir experiências emocionais estressantes – ou seja, medos, abusos emocionais e físicos, insultos e ferimentos emocionais e falta de amor – ou de lembrar experiências dolorosamente sofridas, de processá-las emocionalmente e assim aprender a regulá-las, de modo que não sejam mais transmitidas, denunciadas e combatidas socialmente por aqueles que pensam de forma diferente (8). Aos meus olhos, ou seja, aos do autor deste comentário, aqueles que estabelecem e prescrevem isto para uma sociedade são criminosos violentos e estão, portanto, sujeitos à psicologia dos criminosos violentos.

Uma pequena história sobre poder e impotência

E é precisamente para manter tudo isso, para piorar, se possível, que foram inventadas as práticas políticas. Você tem que manter a cerca grande e alta, e ai de quem a tocar, receberá um golpe do qual terá dificuldade em se recuperar. Todos os homens de poder só estão interessados em melhorar a cerca. O que eles se fazem passar por nós é a cenoura que seguram na nossa cara para que possamos fugir na roda do hamster e nunca mais parar de correr para o resto das nossas vidas.

Para que votemos neles, eles dizem-nos que vão abolir a roda do hamster. A este ritmo, poucos destes corredores de resistência compreendem a mesma promessa que tem sido feita há centenas de gerações.

Infelizmente, não temos consciência transgeracional, e esse é precisamente o nosso ponto cego individual, que só podemos ultrapassar se todos nós nos vacinarmos contra a sua propaganda. Chama-se esclarecimento. Mas o Iluminismo não deve limitar-se apenas à estratégia geo-estratégica e à economia de guerra. Deve incluir também os componentes sócio-psicológicos, caso contrário todo o esclarecimento é inútil e deprimente.

Temos de aprender a ver através dela e das suas ferramentas psicológicas. Mas eles, eles estão constantemente a tornar o seu povo novo, derramando todas as variações do jogo de dividir e governar sobre nós. Lembre-se e interiorize que o fascismo não está ligado à direita, à esquerda ou a qualquer outro lugar, exceto no homem do poder, que na realidade se tornou um homem completamente impotente para si mesmo.

O homem só quer poder quando foi forçado à impotência consigo mesmo. Então ele precisa de um substituto para o poder que falta a si mesmo. E ele encontra isso em outras pessoas que precisam de orientação porque há tantas pessoas que também se tornaram impotentes sobre si mesmas. Na sua maioria serão seus aliados, seu partido ou grupo, no qual as pessoas pensam da mesma forma. Enquanto prevalecer a própria necessidade insatisfeita, não importa em que semântica a necessidade em falta esteja presa e circunscrita. A ancoragem destrutiva das necessidades naturais não vividas torna-se o motor da identidade de substituição assim construída, a normopatia do grupo. Nele, um conspira contra o outro e contra os outros. Não faz diferença quem ou o que são os outros. O importante é manter o poder, de modo a não mais sentir impotência. Um esquema de amizade se perpetua, que não pode mais ser parado por nada. Este esquema só é dado pelo envolvimento de toda a sociedade à sua disposição, à qual o indivíduo tem uma ligação e à qual as respectivas acções de substituição são formadas e vinculadas. Se ele ou o grupo ficar sem projeção inimiga, ele é re-projetado, inventado ou construído e associado como completamente verdadeiro. O inimigo é assim uma razão para legitimar a aquisição de poder incondicionalmente e por uma vida inteira. O esquema do inimigo interior é imposto a qualquer um ou a qualquer outro grupo para que a própria ilusão não continue a abalar a própria visão do mundo, para que a repressão de traumas cada vez mais dura e a ação substituta possa continuar a estabilizar e otimizar. E o que se tornou arraigado na própria identidade tem valor de infalibilidade, como todos nós sabemos muito bem.

A paz precisa de um contrato social diferente

A idéia central do meu princípio de não-combate é a eliminação da violência e não do inimigo. Só este pensamento abriu a porta à psicologia social, porque a questão crucial hoje é: como eliminar o novo fascismo politicamente crescente que está florescendo em geral e não apenas na extrema direita. Reconhecendo todos os comportamentos em relação a ela e aprendendo a não deixá-la desabrochar na nossa sociedade. Não um inimigo externo a ser derrotado, mas a si mesmo – o seu próprio ego – é o verdadeiro adversário no caminho para a paz na nossa sociedade. Só a cura da própria raiva interior pode ser a base para um contrato social pacífico que garanta a paz consigo mesmo e a paz com os outros, porque a sociedade se abriu a isso, tomou consciência de toda a sua extensão e superou ativamente essa forma de destrutividade. Muitas pessoas não podem acreditar nisto, mas eu me sinto como Mahatma Gandhi, que disse que eu acredito na não-violência como única cura.

Para aqueles que pensam que eu quero tratar todas as pessoas e só então se pode ousar ousar uma nova utopia, eu gostaria de dizer que você está errado. Eu quero que todas as pessoas entrem em seu poder e, se possível, moldem suas vidas de uma forma fundamentada, porque assim a destrutividade humana acabaria e a paz na Terra estaria assegurada. Esta possibilidade aplica-se à minha pesquisa e ao meu trabalho em torno de todo o espectro da paz. A máxima de toda a paz é, portanto: o meu crescimento promove o vosso crescimento – sem o vosso crescimento, continuo ameaçado! Dr. Michael Heilemann, psicoterapeuta. O crescimento não significa a acumulação de conhecimento, mas sim o crescimento da experiência e da percepção, o que leva ao amadurecimento da própria humanidade e ao seu transporte para a sociedade.

fontes: 

(1) https://www.spiegel.de/politik/ausland/coronavirus-in-den-usa-donald-trump-spielt-die-krise-weiter-herunter-a-2f237a37-d93d-474b-9418-6e86cc5ae762

(2) Bei 4:58 Minuten: https://www.youtube.com/watch?v=FMTFoB_AqtQ&t=429s

(3) https://www.sueddeutsche.de/politik/ramelow-thueringen-interview-1.4799229

(4) https://de.wikipedia.org/wiki/Fascis und https://de.wikipedia.org/wiki/Benito_Mussolini

(5) https://de.wikipedia.org/wiki/Fascis#/media/Datei:Barack_Obama_adresses_to_Congress.jpg

(6) https://www.tagesschau.de/multimedia/bilder/trump-sotu-111~_v-modPremiumHalb.jpg

(7) https://www.zdf.de/gesellschaft/markus-lanz/markus-lanz-vom-12-februar-2020-100.html

(8) https://kenfm.de/kenfm-tipp-initiative-kindheit-6-7/

(9) https://www.fr.de/politik/thueringen-ramelow-afd-landtags-vize-kaufmann-zr-13572340.html

(10) https://www.sueddeutsche.de/politik/ramelow-afd-thueringen-1.4834648

(11) Seite 11: https://de.scribd.com/doc/181542450/Das-Nichtkampf-Prinzip

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar o artigo.

+++

Fonte da imagem: agsandrew / Shutterstock

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.

+++

Gostas do nosso programa? Informações sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.

BitCoin endereço:18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort